domingo, 30 de janeiro de 2011

FALA MULHER !!

Foto tirada daqui

Olá pessoal! Como última postagem do mês, resolvi publicar algo sobre as mulheres, seres tão fantásticos e enigmáticos, que são motivos de estudos, de tão interessantes! Essa semana, eu me coloquei a observar as atitudes das mulheres em algumas situações, na rua, metrô, ônibus, etc.. E o que mais chama atenção, pelo menos para mim, mulher que observa e toma alguns exemplos do que "fazer e não fazer", foi a fala ! 
Nós falamos muito, demais até. Eu admito que falamos além da conta e nem sempre é aconselhável. Mas também acho que isso é algo maravilhoso! 
Minha última "observação" foi de um casal jovem, discutindo muito, mas a mulher falava e falava, e para ele sobrava a palavra: "_ Eu sei...,  _ Mas..."   Até que ele parou e disse: "_ Olha, eu já admiti que errei, menti prá você, e pronto!! Você já sabe de toda a verdade, então para de bater na mesma tecla, pára de repetir tudo, desde ontem você tá falando e falando!!! " 
Ele falou isso na frente de todos na rua, eu pensei: "Ihhh o negócio vai ficar feio.." 
Aí, ela( pequenininha) simplesmente virou-se junto com ele e continuou a falar e falar como se ele não tivesse dito nada..como se ela não tivesse ouvido o que o homem falou....foi incrível !!!( rsrsr)

Então, veja o que dizem as pesquisas e um trecho do livro  Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor de Alan e Barbara Pease.  

POR QUE AS MULHERES FALAM TANTO?

No cérebro da mulher, a fala tem duas áreas específicas: a principal fica localizada na parte frontal do hemisfério esquerdo e a outra, menor, no hemisfério direito. O fato de terem os centros de fala em ambos os lados do cérebro torna as mulheres boas de conversa. Elas falam muito e gostam. E como a fala é restrita a áreas específicas, o cérebro fica livre para executar outras tarefas, permitindo que façam várias coisas ao mesmo tempo. (---)
A região do cérebro específica para a fala é que faz com que as meninas aprendam outros idiomas com mais rapidez e facilidade que os meninos e explica também sua superioridade em gramática, pontuação e ortografia. Em 25 anos de seminários em vários países, poucas vezes tivemos a tradução simultânea de nossas palestras feita por homens - geralmente foram mulheres. Pesquisa realizada no Reino Unido em 1998 confirmou a predominância feminina em matérias em que é exigida sólida capacidade verbal. O número de professoras de línguas e artes cênicas é de longe superior ao de professores.

A mulher fala demais, o homem fala de menos


Inicialmente seria interessante refletir sobre os padrões que a sociedade brasileira nos impõe quanto ao que seria falar muito ou pouco. Um estudo realizado nos Estados Unidos afirmou que a mulher fala 20 mil palavras por dia, enquanto o homem só fala 7 mil. Outro estudo disse que as mulheres pronunciam por volta de 16.215 palavras por dia e os homens 15.669. Ou seja, uma diferença de 546 palavras.Seria relativo explicar o motivo que leva as mulheres a falar muito. Até porque não são todas as mulheres. (...) Os  homens apresentam, por diversas vezes, essa característica de falar menos devido à praticidade com que resolvem situações do cotidiano. E qual é a mulher que gosta de ser tão prática no quesito diálogo? A mulher se comporta de forma a valorizar detalhes, é minuciosa naquilo que descreve e convincente sobre o que acredita. Portanto, tal questionamento parece estar voltado para o valor que a mulher dá à fala, talvez soando como esse oposto entre mulheres e homens. Sobre ser cultural tal comportamento, não precisamos ir muito longe ao lembrar que existem países em que mulheres não têm tanta liberdade de expressar o que pensam e sentem. Sobre ser emocional ou biológico, acredito ser um comportamento aprendido. Pois em contextos onde, por exemplo, os pais são tímidos, reservados e não se expressam, pode ser um grande diferencial para o desenvolvimento da criança. Já 
em um relacionamento amoroso, penso que o conflito ocorra a partir da valorização que um dá à fala do outro, não respeitando muitas vezes a forma como cada um se coloca. Muitas vezes, não é o momento de se discutir nada e insistentemente parecem querer discutir. (...) Talvez seja esse o motivo pelo qual os homens reclamam tanto das mulheres. O tão conhecido termo DR (discussão de relacionamento) é mais um exemplo da insistência das mulheres em sempre querer falar sobre algo que aconteceu no dia a dia e que as deixou insatisfeitas.


As consequências positivas de falar muito apareceriam no direito que todos temos de expressar o que pensamos e sentimos, até porque é um evento privado, a que o outro só tem acesso se quisermos que ele tenha. Já as consequências negativas estariam relacionadas à inadequação de nossa fala, ao não discernirmos o que de fato é necessário ser dito ou não.
Rachel Gonzaga Machado é psicóloga
                                                              
Texto extraído do site: http://www.ibcb.org   

Essa e mais tirinhas veja aqui


E agora,  desta mulher que adora falar e escrever muito, desejo a todos(as) que tenham um :  




segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

MINHA SÃO PAULO

"Fundação de São Paulo" (1913) porAntônio Parreiras.


São Paulo minha terra amada, nascida numa vila isolada, veio ao mundo pelas mãos de Pe José de Anchieta e Pe Manoel da Nóbrega ;
Seu nome, em homenagem à conversão de Paulo de Tarso , antes inimigo de Jesus  depois seguidor fervoroso de Cristo, com todas as suas letras e rabiscos;
Outrora abrigou reis e rainhas, nobreza um tanto ridícula, infelizmente bem nenhum fez a cidade a ao País...  
Rua 25 de Março
 São Paulo meu berço natal, sempre acolhendo todos que vem, por quais  formas sejam, mesmo que depois a deixem ;
Terra de múltiplas raças, inúmeros credos , aqui ficam todos sem perseguição ou bravo preconceito, vivem, moram, constituem família, enriquecem, empobrecem, conforme a vida que escolhem seguir...
São Paulo minha cidade querida, mesmo com todos os defeitos  e críticas; ainda está firme, continua lutando, não esmorece...
O povo desta terra corre muito, trabalha demais, e ás vezes criticado por isso. Isso é orgulho minha gente!
MERCADO MUNICIPAL CENTRAL
São Paulo, tão grande, e por ser grande tem problemas, ainda é tão procurada, ainda é tão disputada;
USP, UNIFESP, UNESP, FATECs... quantas pessoas lutam bravamente por essas vagas benditas , que enriquecerão seus curriculuns, engrandecerão suas palestras, mesmo que depois essas pessoas vão embora, sempre carregarão São Paulo dentro de si, de alguma forma em seu coração!
CAMPUS USP
Amo minha cidade, aqui eu nasci, cresci, estudei, e trabalho .
Agradeço todos os dias por esta TERRA fértil que me deu oportunidades sempre, e rezo  para que as coisas melhorem, e isso depende de nós, moradores de SÃO PAULO e mesmo aos paulistas e paulistanos.  Essa ajuda é não criticando sempre e sim  procurando modificar a visão deturpada que Sampa tem fora daqui.
Vista interna do Mercado Municipal Central
As comparações são inevitáveis, mas o Brasil é assim, cada Estado com sua particularidade, seu jeito de viver e sentir as coisas e com isso todos aprendendo a dar mais valor ao que tem, a essa diversidade de culturas, natureza, clima.
PRAÇA DA SÉ

São Paulo querida, amo-te de paixão e quando , algum dia te deixar, que seja por breve tempo, retornando a ti com saudade, sempre!
Minha homenagem a ti não para, pois, te homenageio todos os dias da minha vida!!

                    Te amo São Paulo!!!




sábado, 15 de janeiro de 2011

PORTO ALEGRE, QUERO MAIS !!

(Por do Sol Guaíba)

Voltando ao turismo de Porto Alegre, o local onde ficam instaladas a sede do Palácio do Governo e a Igreja Matriz, chama-se pça da matriz, e para mim é um tipo de centro cívico. Além do palácio do governo, do qual cometi uma falha em não mencionar o nome, é o chamado Palácio Piratini,  também está a Assembléia Legislativa, e o Palácio da Justiça do Estado. No meio fica a pça da matriz, vejam as fotos.
Praça da Matriz

Palácio da Justiça

Assembléia Legislativa

Legal né?  O palácio da justiça e assembléia não conhecemos por dentro, não me informei se isso poderia ser feito. Depois fomos conhecer a casa de Cultura Mário Quintana. O que agora é uma casa da cultura, antes, nos áureos tempos, foi o Hotel Majestic. Tem um espaço onde conta-se a historia do Hotel com documentos, fotos, etc. Essa é a fachada atual da Casa de Cultura Mário Quintana:
A foto é da internet.

 Gente, é muuito legal! Um acervo literário e alguns espaços dedicados a artistas( exemplo: espaço Elis Regina , que sou fã), teatro, e no ultimo andar um café maravilhoso chamado O Café do Santo, fica no 7 andar! Tomei um café delicioso com raspas de limão! Fora a foto que tirei com o Mário Quintana, vcs duvidam? Bah...que nada tchê... Vejam as fotos que tirei lá !!  Vale a pena conhecer!

Um detalhe interessante é que tem um espaço chamado Quarto do Poeta, e lá está, a reprodução do quarto exatamente como ele deixou antes de ir embora para “passárgada”. Achei o máximo, pois, isso foi feito com a ajuda da neta de Mário Quintana, sendo que ela doou objetos pessoais dele. Olha só que interessante:


Visitamos Tb o Mercado Público, mas como ele fica num ambiente bem central  da cidade, fiquei meia receosa de tirar fotos, mas aí vai uma foto tirada da internet, é bem desse jeitinho!

Pois é gente, valeu os dias que ficamos em POA e conseguimos conhecer um pouco, mas faltou o Rio Guaíba que ficou na vontade, o passeio turístico de ônibus, que é muito legal, dentre outros locais, mas que, espero, ainda voltar para passear!
O povo de lá é educado,  e extremamente agradáveis e tranqüilos, fora o jeito gaúcho de falar que eu adoro, até voltei  com um sotaque!
Eu sou agitada e principalmente para andar no centro ando muito rápido, e eles são bem tranqüilos, conversam bastante, mesmo porque, o centro da cidade lá é bem diferente daqui de Sampa...muito! Infelizmente, e a verdade eu digo mesmo, aqui em minha Sampa querida, temos que ter cuidado ao circular pelo centro. Na volta a SP,no avião,  conhecemos com um rapaz de Floripa,  professor de história, disse que a historia de SP é incrível, muito rica e sabe que é uma das cidades mais importantes do País, mas está desgastada infelizmente. Vou discordar? Não,  mas defendo que de algum modo cada um deva fazer sua parte para tentar amenizar as coisas.
Gente é isso, vou postar algumas coisas ainda sobre a viagem, desta vez com algumas críticas, pois, como todos  sabem, nada é um “mar de rosas” né? Ainda bem que a gente consegue “passar uma borracha” né?  

Mas quero terminar essa postagem, com esse poema lindo do mestre Quintana, que estava na saída da reprodução de seu último aposento terreno: 
E o texto diz assim: O Velho no Espelho: 

Por acaso, surpreendo-me no espelho:
Quem é esse que me olha e é tão mais velho que eu? (...)
Parece meu velho pai - que já morreu! (...)
Nosso olhar duro interroga: "O que fizeste de mim?" Eu pai? Tu é que me invadiste.
Lentamente, ruga a ruga... Que importa!
Eu sou ainda aquele mesmo menino teimoso de sempre
E os teus planos enfim lá se foram por terra,
Mas sei que vi, um dia - a longa, a inútil guerra!
Vi sorrir nesses cansados olhos um orgulho triste..."



E para vocês que dediquei esse post com muito carinho:

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

VIAGEM - POA


Voltei ontem de Porto Alegre, e apesar de um atraso horrível do vôo,  quero contar um pouco dessa cidade que sempre quis visitar.

Na verdade esse passeio não foi a Turismo e sim acompanhei minha Luciana no vestibular da UFRGS. Mas, como não poderia deixar de fazer, aproveitamos para conhecer  a cidade e lhes digo que valeu a pena!

Já conhecemos algumas partes do sul do país; Curitiba, Santa Catarina, mas POA sempre ficava para depois, ou por ser longe, ou por realmente não ter oportunidade.
A cidade é bonita, tem muitas construções antigas restauradas, outras em restauração; coisa que em Sampa precisamos fazer, temos  tantos prédios antigos lindos, que ficaram no esquecimento por pura falta de vontade, mas vou dar um desconto ,  minha São Paulo é grande demais!
Não deu para ver tudo viu gente? Mas ainda pretendo voltar e ver o por do sol do Rio Guaíba, que dizem, é explêndido! 
Uma coisa que achei interessante é a locomoção. Podemos ir a pé a vários locais turísticos, com uma rapidez! Sabem quem me ajudou muito nesses passeios? O nosso querido Google maps! Fora o sistema de informação de transporte público de lá, é claro! 
 Mas vamos ao que interessa! Conseguimos conhecer alguns lugares legais, o interessante é que os prédios públicos estão centralizados, bem pertinho um do outro.  

Olha o primeiro prédio que fomos conhecer, mas infelizmente não deu para entrar, a maioria dos prédios públicos só são abertos para visitação a partir de terça feira. Esse é o Teatro São Pedro, lindo mesmo, com um palco anexo:

Após , fomos até a Sede do Palácio do Governo, e pudemos ter uma visita monitorada com uma funcionária super gentil. Ela chama-se  Angela e nos contou sobre o prédio e os antigos governadores que já passaram por lá. A história é bem legal, vale a pena pesquisar!
  

Essa é a sede do Palácio, muito legal! Fotografei por dentro, e veja quem nos recebeu:
                  Getúlio Vargas , orgulho do gaúcho !
Tenho outras fotos, mas não cabe tudo aqui! Tem umas pinturas de um artista italiano, que são maravilhosas!
Ao lado tem a principal Igreja de Porto Alegre, a Igreja Matriz, lindíssima por dentro! Olha só, a fachada e o vitral lindíssimo:
 Pessoal, visitei também outro lugar, mas vou postar outro dia, acho Porto Alegre uma cidade muito legal para visitar, e há uma certa tranquilidade para passear por lá, mesmo no centro , com ressalvas é claro, mas no outro post a gente conta mais ok?

Apesar de um lugar lindo, eu estava morrendo de saudades da minha SAMPA, apesar de seus pesares, eu a amo muitooooooooo!!!

 E para vocês:

COM




sábado, 8 de janeiro de 2011

PASSEANDO


Oi gente! Pessoal, como eu disse,  iria me ausentar por uns dias, já cheguei ao meu destino, e logo, logo estarei contando tudinho tá? Estou feliz , pois, gostaram da receitinha da Luciana , e bem animada com meu passeio! 
Como não consigo passar por aqui e não dizer nada, quis apenas "adiantar" , mas depois vem a historia toda! 
Beijos a todos, ou melhor uma: 



domingo, 2 de janeiro de 2011

E PARA COMEÇAR...

Oi gente!  Tudo bem? Passagem de ano tranquila?  É o que espero! Pessoal, resolvi abrir a primkeira postagem de 2.011 pelo estômago!(rsrs) Pois é...Tudo para prestigiar minha filha Luciana que adora cozinhar e hoje preparou nosso jantar, tivemos Batatas com Alecrim, Frango com molho branco e finalizou com uma torta deliciosa, que ela personalizou, pois, o mais simples geralmente é o mais gostoso!
Ela permitiu que eu passasse a receita e, é claro, mostrar a fonte!  Gente, vou me ausentar por alguns dias, mas logo, logo estou por aí!

Torta  Salgada


MASSA:


* 2 XÍCARAS DE LEITE,  3/4 DE XÍCARA DE ÓLEO
* 4 OVOS,  12 COLHERES DE SOPA DE FARINHA DE TRIGO
* 2 COLHERES DE SOPA DE QUEIJO PARMESÃO RALADO, 1 COLHER DE CHÁ DE SAL
* 1 COLHER DE CAFÉ DE AÇÚCAR,  1 COLHER DE CHÁ DE FERMENTO EM PÓ

Recheio: 

*1 lata de milho verde escorrido e fervido por 2 minutos
*3 tomates sem peles e sementes picados em cubinhos
*queijo ralado, 2 c sopa
*sal a gosto, orégano a gosto


BATA TODOS OS INGREDIENTES DA MASSA NO LIQUIDIFICADOR.
COLOQUE A MASSA EM UMA FORMA OU REFRATÁRIO REDONDO ( 25CM X 7CM) DEVIDAMENTE UNTADO E ENFARINHADO.
MISTURE OS INGREDIENTES DO RECHEIO E DISTRIBUA-O SOBRE A MASSA.
LEVE AO FORNO BRANDO (180°C/356°F) PREAQUECIDO POR APROXIMADAMENTE 40 MINUTOS OU ATÉ DOURAR.

Ficou uma delícia! O recheio pode ser substituído por qualquer outro da preferencia de cada um! A receita original veio do site,  

http://www.umbigonofogao.com    , vão até lá conferir!


A Lú fez numa forma desmontável e veja o resultado!



E para todos:






 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada