sábado, 30 de abril de 2011

Boca e Corpo Saudáveis

 
Meu marido faz tratamento dental há mais ou menos 1 ano, e finalmente achou um profissional adequado! A ortodentista  que o trata é bem exigente e na consulta inicial, ela faz uma ficha completa, parece até um clínico geral preparando o paciente para um check up! Minha mãe começou o tratamento com ela e adorou também! Mas o que venho postar hoje, faz parte do modo de tratamento dessa ortodentista. Na verdade, não sei que linha de tratamento ela segue, mas tem muito a ver com o que pensa o cirurgião dentista que cito abaixo. Interessante é que mudei minha maneira de escovação, e meus dentes estão muito mais limpos e claros, e o fio dental tem sido companheiro inseparável(rsrs).  Isso porque ainda não faço tratamento com ela .
Olha só a matéria do Dr Hugo Lewgoi, onde fala sobre os mitos e verdades sobre a higiene oral.  Aproveitem a leitura!


É importante saber o que é verdade ou mentira nos cuidados diários da higiene bucal, a fim de evitar problemas cardiovasculares, gastrointestinais, diabetes, cárie, doenças gengivais, halitose e até mesmo câncer oral. (…) Muitas pessoas não sabem a técnica ideal para escovar os dentes, não conhecem os produtos mais eficazes e exageram na quantidade de pasta e antisséptico oral. São detalhes imprescindíveis que podem prevenir ou erradicar a cárie e evitar outras doenças periodontais (que afetam as gengivas) ou até mesmo problemas cardíacos,” informa Lewgoy. Ele ainda lembra que a cárie é considerada a doença crônica mais comum do mundo. Estima-se que aproximadamente cinco bilhões de pessoas, ou seja, 88 % da população mundial tenha cárie, a ponto desta doença ser considerada uma verdadeira epidemia.
O cirurgião-dentista também adverte que há muitos mitos e verdades sobre a higienização oral. Ele explica, por exemplo, que é um erro achar que a escova com cerdas duras são mais eficientes. Muito pelo contrário. Elas agridem aos dentes e a gengiva. “A escova mais indicada deve ser ultramacia e com grande quantidade de cerdas, que proporcionam maior efetividade sem agredir o esmalte dos dentes e a gengiva. A Curaprox 5460, por exemplo, indicada pelos dentistas, é considerada um dos modelos mais modernos. Com 5460 cerdas ultramacias, dez vezes mais do que as escovas comuns, o produto é eficaz na desorganização da placa bacteriana de forma totalmente atraumática”, comenta.
Além do mito da escova com cerdas duras ser considerada mais eficiente, muitos outros procedimentos são realizados erroneamente. Saiba o que é verdade ou mito:



CS7- Escovar os dentes imediatamente logo após as refeições.
Hugo Lewgoy - Mito. Deve-se esperar, no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes. É o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o Ph dos alimentos e bebidas. O café, o vinho, o refrigerante e o suco de laranja, por exemplo, têm pH inferior a 5,0. Portanto, são ácidos e causam erosão, ou seja, perda da estrutura dental (cálcio).


CS7- Usar uma boa quantidade de pasta dental.
Hugo Lewgoy - Mito
. A escova com pasta dental desgasta mais o esmalte do que a escova sem pasta. Ela, na verdade, é desnecessária.  No entanto, caso ela seja utilizada, deve-se usar uma dose pequena, como o tamanho de uma ervilha, por exemplo.


CS7- É necessário escovar a gengiva e a língua.
Hugo Lewgoy - Verdade.
Desde que seja com uma escova ultramacia para não causar uma retração gengival, deve-se passar a escova 50% sobre a gengiva e 50% sobre a estrutura dental, em um ângulo de 45º. A língua também deve ser higienizada, pois é nesta região que as bactérias ficam alojadas. A higienização deve ser feita diariamente, preferencialmente todas as manhãs com um higienizador como o CURAPROX CTC 201 e 202, por exemplo.


CS7- A higienização noturna é a mais importante.
Hugo Lewgoy - Verdade.
À noite, quando a salivação diminui, deve-se fazer a escovação mais minuciosa, pelo menos por 10 minutos. No entanto, a língua é o melhor sensor para saber quanto tempo deve-se escovar os dentes. Deve-se passá-la em todos os dentes para sentir qual ponto falta fazer a higienização.


CS7- A escova interdental é mais eficiente do que o fio dental.
Hugo Lewgoy - Verdade
. O fio é bom para remover detrito alimentar fibroso, como uma carne, por exemplo. Contudo, ele não limpa a região côncava entre os dentes. Por isso, deve-se usar a interdental, pelo menos uma vez ao dia. As escovas  interdentais CURAPROX Prime, por exemplo, são escovas com filamentos ultrafinos, macios, flexíveis e com extremidades arredondadas que respeitam a região da gengiva. Além disso, alcançam todos os nichos de retenção da placa bacteriana, permitindo sua remoção ou desorganização em regiões totalmente inacessíveis pelas escovas interdentais comuns. Além disso, ela possui uma sonda para medição do espaço exato existente entre cada dente e pode ser utilizada para selecionar a medida exata das escovas.


* Hugo Lewgoy é cirurgião-dentista e professor, mestre e doutor em odontologia da UNIBAN.
Extraído do site http://www.cs7.com.br/odontologia/entrevistas/943-higiene-oral-mitos-e-verdades.html


Então pessoal? Sempre bom a gente conhecer mais um pouco né?  Ainda mais quando se trata de saúde, bem estar!  Muitos beijinhos com boquinhas a todos! 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

T.P.M. Eu tenho !

caneca tpm
Imagem DAQUI
Esta postagem oferece interesse tanto as mulheres quanto aos homens. A TPM é uma condição que afeta direta e fisicamente as mulheres, mas emocionalmente aos homens que as acompanham. Não é fácil , eu sei. Para mim, a TPM vem de modos diversos em cada ciclo, mas algo que não deixa de aparecer é a terrível irritação. Acho que é a pior parte, pelo menos para mim. A voz de alguém que não é muito próxima à você já irrita, algo que qualquer pessoa faz já é motivo para achar que foi feito contra você. Mas , já há anos, venho controlando isso, é um mal humor na verdade, mas procuro não deixar transparecer.  Graças que não precisei tomar medicamento, mas conheço muitas mulheres que precisam tomar remédios para se acalmarem nessas épocas.  Claro que pesquisei, pois, sobre esse assunto passo minha experiencia, mas as dicas devem vir de profissionais da saúde, ok? Olha a matéria do site da Unimed , o qual, recomendo para quem tiver interesse sobre qualquer problema de saúde, pelo menos são médicos , profissionais.


" Humor instável, retenção de líquidos, dificuldade de concentração, cólica, irritabilidade, compulsão por doces, dores nas mamas. Esses são apenas alguns sintomas – dos cerca de 150 conhecidos - que costumam atingir um grande número de mulheres entre duas semanas e dois dias antes da menstruação. Dependendo da intensidade e da forma como é tratada, a tensão pré-menstrual (TPM) pode afetar as atividades e os relacionamentos pessoais, sociais e profissionais.
Além das oscilações hormonais comuns no período, a intensidade e os sintomas do distúrbio estão relacionados a fatores externos, físicos e emocionais e variam de mulher para mulher. De acordo com a revista O Médico & Você (nº2), da Associação Médica Brasileira (AMB), 40% das mulheres sofrem de TPM de intensidade leve, 30 a 35% moderada e 5 a 10% intensa.
No primeiro caso, mudanças no estilo de vida podem melhorar os sintomas que não chegam a prejudicar o dia-a-dia; na TPM moderada, a sugestão é procurar um acompanhamento médico e mudar alguns hábitos que podem ser prejudiciais; se a TPM for intensa, é necessário um tratamento individual com medicamentos específicos para combater os sintomas mais prejudiciais.


Homens

Maridos e namorados precisam saber lidar com a mulher durante o período da TPM para evitar conflitos e os desgastes no relacionamento. Se o homem não der a atenção que ela necessita e não entender que as mudanças de comportamento estão relacionadas àquela fase do ciclo feminino, a convivência ficará cada vez mais difícil.

Por isso, homens, durante a TPM de sua parceira:
• não façam piadinhas em relação ao estado de humor dela;
• deem mais carinho, amor e suporte;
• saibam que após três ou quatro dias tudo volta ao normal, portanto, paciência.
As mulheres, no entanto, não devem se aproveitar da situação para colocar a culpa de todos os atos e abusos de humor na TPM. Tentar aliviar os sintomas e esclarecer a situação com o parceiro evita que haja um período de desentendimentos agendados todos os meses.
TPM
Fonte: Médico & Você (nº2), da Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.
Viram que matéria bacana? Para essa semana pretendo fazer mais postagens sobre saúde, vejam bem…”pretendo”…(rsrs) Para todas(os) vocês :
muitos_beijinhos-14016
MIRINHA

domingo, 24 de abril de 2011

Ortorexia, uma Obssessão?

Foto extraida daqui
 
Assisti uma reportagem no canal GNT e decidi pesquisar.  Qual não foi meu espanto em perceber quantas pessoas conheço com esse problema! Mais preocupada fiquei , em ver que há exatamente 13 anos, esse problema foi reconhecido por um médico chamado Steven Bratman, e existem muitas matérias sobre o assunto! Sinceramente não tinha conhecimento disso.
Segundo uma matéria publicada na  Revista Época “ A ortorexia ainda não é classificada como um transtorno psiquiátrico, como a bulimia e a anorexia (caracterizadas pelo medo excessivo de engordar). Mas é possível que isso ocorra em breve.”


O origem desta palavra vem do grego  – “orthós” significa correto e “orexsis”, fome – e foi criado pelo médico americano Steven Bratman, autor do livro Health Food Junkies (algo como Viciados em Comida Saudável), segundo ele, quem apresenta o problema possui uma fixação por  alimentação saudável e chega a gastar horas pensando no assunto. Apesar de a ortorexia ser reconhecida pelos profissionais de saúde como um distúrbio de comportamento alimentar, o termo ainda não é usado como diagnóstico.


Vejam uma matéria muito boa que extraí do site RG NUTRI :


“A Ortorexia Nervosa é uma doença ainda não reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nem figura nos manuais de psiquiatria. Os portadores da doença acham que apenas os vegetais e cereais fazem bem ao organismo. Já carnes e enlatados, são evitados na alimentação dos ortoréxicos. Quem sofre deste mal dedica horas ao longo do dia para examinar o que vão comer, lêem minuciosamente os rótulos daquilo que compram, comem e cozinham sozinhos, porque não confiam em restaurantes e mastigam dezenas de vezes antes de engolir. Em sua vida, tudo gira em torno da comida: não rejeitam apenas os alimentos que engordam ou têm toxinas, mas também aqueles cultivados com adubos e herbicidas, ou que possuem substâncias artificiais.
Estudiosos sobre este problema apontam que muitas ortoréxicas foram anoréxicas que ao se recuperarem, optaram por uma dieta que inclui apenas comidas que supostamente não possam lhes causar nenhum dano. Existe normalmente uma obsessão pela escolha do alimento, pela maneira como foi preparado e quais recipientes armazenados. São rejeitados normalmente qualquer alimento que não seja natural, puro, saudável ou controlado.A obsessão em manter uma dieta saudável pode, no entanto, ter o efeito contrário: levar a uma alimentação desequilibrada. (…)Quando a dieta se torna mais severa e exclui alimentos fundamentais para que o organismo funcione podem ocorrer situações de desnutrição, anemia, deficiências ou excessos de vitaminas, minerais e outros nutrientes. O problema pode desencadear desde intolerância ou alergia a alguns alimentos, predisposição a osteoporose por carência de cálcio, até problemas renais, depressão, ansiedade, hipocondria, dores musculares e apatia crônica.(…)


Ainda não tenho uma opinião totalmente formada sobre isso, mas penso que uma dieta tem que ser adotada de forma a resolver um determinado problema de saúde e ser algo que te faça bem. Não vejo ninguém achando “hiper legal” ter restritos  alimentos dos quais gostam muito. Eu não estou fora disso, mas acho que se for para que  se sinta bem, menos pesada, com uma maior disposição para a vida, acho válido. O grande problema é criar uma situação obssessiva, algo que te fará ficar paranóica, aí não dá !


Espero que o post tenha sido interessante. Minhas boas vindas as amigas que, há pouco tempo se achegaram ao Estrelas, espero que vocês gostem do meu canto! Não vou citar os nomes, senão posso pecar e esquecer de alguém. E para todas(os) vocês:
beijinhos-14008

sexta-feira, 22 de abril de 2011

PÁSCOA



Olá amigas(os) queridas(os),  independente de me seguirem ou não, gosto de tratá-los assim! Feriadão né? Eu gosto,  canso, descanso, ninguém a me cobrar, além da família, mas é claro, uma cobrança que adoro acatar..rsrs Então gente, pensei muito sobre uma postagem sobre a Páscoa, Sexta Feira Santa, e achei por bem deixar o humor por conta disso. Sou espírita praticante, nasci espírita, desde pequena minhas opiniões sobre os dias “santos” sempre foram polêmicas.
Assim que aprendi a ter noção de algumas coisas, na escola eu já questionava algumas imposições impostas pela Igreja, minhas contas nunca batiam com o que mostrava o calendário…então não vou lançar aqui, pelo menor por ora, todas as minhas considerações.  Então meu amigo Luís fernando Veríssimo me ajudou com um texto engraçado do questionamento de uma criança sobre a Páscoa. Espero que gostem!
-Papai, o que é Páscoa?
-Ora, Páscoa é... bem... é uma festa religiosa!
-Igual ao Natal?
-É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressureição.
-Ressurreição?
-É, ressurreição. Marta, vem cá!
-Sim?
-Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
-Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
-Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho?
-O que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!
-Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
-É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
-O Espírito Santo também é Deus?
-É sim.
-E Minas Gerais?
-Sacrilégio!!!
-É por isso que a ilha de Trindade fica perto do Espírito Santo?
-Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!
-Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
-Eu sei lá ! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
-Coelho bota ovo?
-Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
-Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
-Era... era melhor,sim... ou então urubu.
-Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia ele morreu?
-Isso eu sei: na Sexta-feira Santa.
-Que dia e que mês?
- (???) Sabe que eu nunca pensei nisso ? Eu só aprendi que ele morreu na Sexta-feira Santa e ressucitou três dias depois, no Sabado de Aleluia.
-Um dia depois!
-Não três dias depois.
-Então morreu na Quarta-feira.
-Não, morreu na Sexta-feira Santa... ou terá sido na Quarta-feira de Cinzas ? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na Sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
-Papai, porque amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
-É que hoje é Sabado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
-O Judas traiu Jesus no Sábado?
-Claro que não! Se Jesus morreu na Sexta!!!
-Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
-Ui...
-Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
-Cristo. Jesus Cristo.
-Só?
-Que eu saiba sim, por quê?
-Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
-Ai coitada!
-Coitada de quem?
-Da sua professora de catecismo!
(Luiz Fernando Veríssimo)

Gostaram? Espero que sim. Qualquer dia a gente conversa sobre o que acho de algumas datas religiosas, ok? beijos com boquinhas a todos:
beijos-ate-a-proxima-postagemmiriam

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Selinho, olha o que eu ganhei!!!


Oi gente! Nossa, como eu gosto de presentes..quem não gosta né? Um amigo blogueiro, o  querido  Jorge do Blog Nectantaurus me ofereceu este lindo Selo e vou repetir a explicação para vocês:
Esse selo é conferido aos blogs de popularidade: blogs que atingiram a aceitação do público. O selo foi criado com a intenção de promover o reconhecimento por um trabalho que agrega 
valor à Web.

É importante que quem receba o “Selo Blog Pop” e o aceite, siga algumas regras:
1. Exibi-lo no blog;
2. Apontar o blog pelo qual recebeu o selo;
3. Escolher outros blogs a quem deve oferecer o “Selo Blog Pop”.


Viram que chique? Máximo né? Jorge meu querido, adorei, agradeço imensamente por lembrar-se de mim.  Agora  os blogs que escolhi:
Gente, esqueci de falar. bloqueei os textos do blog e as figuras, vou mandar o selo para os indicados por e-mail ok? Desculpem, é por segurança.

E PARA TODOS QUE ACESSAM MEU BLOG, UM 


Com muitos dias de folga, voltarei a dedilhar postagens por aqui..rsrs BEIJOS COM BOQUINHAS


domingo, 17 de abril de 2011

ALERTAS DO SEU CORPO



Interessante o assunto da minha pesquisa, pois, a todo momento nosso organismo nos mostra alguma carência, e,  num equilíbrio da natureza, essa carência também é  alimentar. 
Existem muitas somatizações de emoções que acabam por interferir na saúde; todos estamos sujeitos a isso e em conjunto com a falta de alguma vitamina, sais minerais, etc, o corpo dá um pequeno sinal de alerta.
Esses sinais tanto vem em forma de pequenas manchas, ou dores. Cada problema, um sinal.
Essa pequena mostra a seguir  vem de um site muito bom que indico, chama-se http://www.psicobesidade.com.br , tem muitos artigos legais.

  RUÍDO NOS OUVIDOS
Invista em alimentos ricos em manganês, como beterraba, gene de ovo, verduras, ervilhas e nozes


UNHAS COM MANCHAS BRANCAS
Podem indicar carência de zinco. Coma sementes de abóbora e girassol, cereais integrais, vegetais, farelo e gérmen de trigo.

COCEIRA VAGINAL
Quando a causa não é corrimento, esse sintoma pode representar falta de vitamina B2, presente nos laticínios, ovos, no fígado e na levedura.

OUEDA DE CABELOS
Esse mal pode ser amenizado com a ingestão de nozes, fígado, rim, arroz integral e levedo de cerveja (ricos em biotina), levedura, tomate, repolho, miúdos, frutas e pimentão verde (ricos em complexo B, vitamina C e ácido fólico).

PERDA DO APETITE
Revela uma alimentação pobre em minerais (zinco, sódio e fósforo) e vitaminas (A, C e Ri). Prepare pratos com vegetais, laticínios, ovos, cereais, carne de boi, peixe e fígado.

CÃIMBRA
Inclua vitaminas Ri, B6, D e potássio no cardápio. Elas estão nos legumes, banana, cereais, miúdos, peixes, fígado, óleo de fígado de peixe, manteiga e gema de ovo. Banhos de sol ajudam na fixação da vitamina D.


Espero que gostem! Meu bloguinho é assim, num dia choro pelas mães, em outro mando uma receita, uma homenagem, uma reflexão… Sempre procurando alertar, ajudar.
Devo estar em falta com muitas(os) amigos, mas vou colocar minhas visitas em dia!
 E sempre que puder deixarei meu recado!
E para todas(os) vocês, seguidores ou não, que tenham :
209
beijo

sexta-feira, 15 de abril de 2011

MINHA HOMENAGEM A CHARLIE...




Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim.

Autor: Charlie Chaplin


sexta-feira, 8 de abril de 2011

As Mães, os Filhos…o silêncio

Sem título
Estou estarrecida, parece que fiquei anestesiada diante de uma situação que não tem palavras, não consigo criticar, xingar, brigar, chorar de raiva, sentir ódio… Sinto uma dor , uma dor controlada, mas um coração apertado, um coração que não acha que as coisas vão melhorar.. Acredito que de uma certa forma, como mãe, me coloco no lugar dessas mãezinhas que agora choram a perda de seus filhos. Penso que elas sentem tudo isso que descrevi, um turbilhão de emoções misturadas, sem nexo, tentando, quem sabe, preencher esse vazio brutal que as acometeu.
A revolta toma conta da gente, não adianta dizer que não pode , esse é o primeiro sentimento. A gente não acredita, nega, o pior vem quando “cai a ficha”, a verdade se mostra, cruel, desumana.
Olho para meus filhos e agradeço a DEUS pela proteção que dá a eles todos os dias, mas me entristeço, não sou egoísta, toda mãe precisa dos filhos, mesmo que estejam longe. 
Desde ontem, quando  soube da notícia das crianças mortas na escola, parece que fiquei introspectiva, apesar de eu estar bem, uma tristeza se instalou em meu coração e por mais que não queira pensar nisso, sempre me lembro do meu sentimento de mãe. Meu Deus! Nem na escola as crianças estão seguras, aliás, nenhum de nós, somos vítimas em potencial em qualquer lugar. Infelizmente nosso destino não sabemos, nem de nossos entes queridos.
Quantos “probleminhas” pelos quais a gente passa..O que significam diante de tamanha insanidade? Um covarde que mata e se mata, não merece morrer! Ele merece viver e pagar aqui, com seus tormentos, suas perturbações e  suas visões dantescas até o fim de sua missão terrena, que já foi por água abaixo depois desse crime. Seu “pagamento divino” está só começando..Pobre alma…
Devemos orar muito, a oração é poderosa, e apesar da indignação, DEUS existe e mesmo neste momento de tanta dor, ELE não desampara.



quarta-feira, 6 de abril de 2011

VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA DO QUE COME?

IMAGEM DAQUI


Já tem uns dias que não publico postagens, voltei ao trabalho, então a correria é grande, levanto muito cedo e chego em casa muito tarde. Com esse trajeto longo que percorro casa-trabalho-casa, meu bloguinho acaba ficando quietinho por vários dias..rsrs Mas, vamos lá!
Hoje quero falar de algo que estou mudando aos poucos em minha vida, tem surtido efeitos e com isso o corpo agradece, a pressão arterial, etc..
A consciencia do que ingerimos, desde o café da manhã até o último "lanchinho" antes de dormir. Fiz meus exames rotineiros mês passado, levei-os à médica e com a Graça de Deus está tudo bem, mas os exames de sangue me deduraram..(rsrs) colesterol alto, triglicérides e glicemia..sempre os vilões, me importunando há uns 5 anos e eu sempre deixo prá lá..Não tá certo, já tenho 44 e quero estar bem, futuramente uma idosa inteirona..rsrs O que eu já comecei a fazer, desde o início do ano, caminhar mais na medida do possível, comer mais saladas, legumes, diminuí a quantidade de arroz e feijão, dei preferencia à carnes de frango e peixe e as carnes vermelhas cortei pela metade, um pedaço pequeno. Há seis meses não como lanche do Mac..(milagre prá mim, pois eu adorava..rs) Troquei os lanches do Mac por lanches feitos por mim e mais naturais, e se não tiver jeito um lanche com ingredientes mais leves. Sempre tomei muita água então nesse ponto minha rotina não mudou. E com tudo isso perdi   5 lindos kg!!! Ainda preciso perder mais, mas como não sou radical, quero continuar na "minha" reeducação alimentar. Agora vou passar por um endocrinologista para cuidar de abaixar esses vilões triglicéridicos, colesterólicos e glicmicos...rsrsrsrs , pois, minha médica disse que pode ser que meu organismo tenha dificuldade de disseminar a gordura acumulada, isso se deve a algum problema de fígado, então precisarei de ajuda médica, mas isso ´endócrino vai ver.
Com esta experiência que estou passando para vocês, quero dizer que, nós podemos alcançar nossos objetivos, basta querermos. O primeiro passo tem que partir de nós, por isso disse uma vez num comentário que: "a dieta está na cabeça da gente", e está mesmo! Nossa família deve nos apoiar, e a minha me apóia muito, até segue uma dieta junto! Claro que eles tem mais regalias..rsrs Mas para mim é normal, EU preciso perder peso. Eles me apoiam na comida, nos doces lights, nos exercícios, mas quem precisa perder peso SOU EU !
Fomos viajar há alguns dias atrás, e fizemos uma parada num posto famoso na rodovia Castelo Branco, tem um restaurante e uma lanchonete de deixar os olhos marejados.. de emoção...rsrsrsrs Brincadeiras á parte , pedi um café com leite e um paozinho, sentei-me e fiquei observando. Uma moça,  bem acima do peso, foi ao self service, serviu-se de uma coxinha e uma esfiha grandes... e uma coca cola zero(?). Tudo bem, mas ela comeu tudinho, levantou-se novamente e pegou uma torta de palmito grande..Depois, uma bomba de chocolate...  Então eu olhei e pensei: ela realmente não tem freio, uma pena, pois, uma moça bonita. Eu percebia o quanto ela se sentia deslocada, mas comendo muito..
Nossa consciência começa na hora que colocamos a comida no prato, a quantidade certa, sem exageros, o refrigerante ficar limitado a meio copo ou nada. Todos nós podemos ter esse controle. Gente, eu sei o quanto é difícil, já fiz regime , ia nas reuniões , emagreci, mas depois que parei de ir engordei denovo. Vocês acham que foi fácil para mim, pesava 54 kg antes de ter meu primeiro filho, engordei 20! Engravidei denovo, e ganhei mais 9!! Fui perdendo peso, até que perdi bastante,  mas nunca mais voltei aos 54... E olha que meu filho mais velho tá com 22 aninhos..rsrs
De uns tempos para cá é que comecei a rever minha alimentação e me conscientizar do que comia. Tudo o que me fazia mal fui cortando, até perder a vontade de comer.  O que me deixa com vontade ainda são os doces, parece que é um vício, o organismo pede o açúcar, mas já comecei a controlar e sei que aos poucos a quantidade de açúcar que estou ingerindo hoje vai diminuir.
Uma coisa que procuro fazer muito, é pesquisar sobre os alimentos, saber seus valores nutricionais , no que faz bem. Isso me ajuda bastante a pensar melhor antes de repetir o prato(rsrs).  Outra coisa interessante é pesquisar como são feitos os embutidos, requeijões cremosos, margarinas, creme de leite, leite condensado... procurem se informar ..vão se surpreender.  Vocês verão que nada melhor do que o alimento natural...
A maioria dos alimentos pode ser ingerido, desde que controladamente. Quando se chega a atitudes radicais é porque  a situação de peso é muito extrema, daí realmente o médico aconselha um tratamento mais rígido.
Olha pessoal, isso foi de mim para vocês, um  pouco do que tenho feito por mim e acho que servirá para ajudar alguém! Vamos começar a enxergar que a solução está dentro de nós mesmas(os) e que podemos ter qualidade de vida, saudável e feliz!!! A gente precisa se amar mais, se olhar no espelho e gostar do que vê, saber que vamos melhorar, e isso é que me impulsiona a continuar. Gosto de me sentir bem e sei que vocês também sentem isso!
Mas me contem: VOCÊS TEM CONSCIENCIA DO QUE COMEM???
Beijos cheios de saudades a todas(os) e um ABRAÇO GOSTOSOOOOOOOOOOOOOOOO

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada