Olá amigas e amigos! Faz tempo que não posto nada não é mesmo? Mas estou de volta e hoje resolvi postar sobre algo que me incomoda muito: lidar com pessoas difíceis. O que vem a ser alguém difícel para mim? Bem, não posso citar nomes aqui, e nem muito sobre a história, senão quem me conhece bem saberá de quem falo, então só vou dizer que por mais que eu faça ou demonstre, nada é bom para essa pessoa, existe uma inconstância nos sentimentos desse alguém para comigo que não consigo entender. Daí essa pessoa se torna difícil para mim, alguém muito complicado para lidar e alguém que quer bajulação o tempo todo e eu não sou de bajular muito, ainda mais se sei que não terei retorno algum, nem uma demonstração de boa vontade.
Eu conheço muitas pessoas de gênio forte, marcante, mas sei lidar com elas, sei meus limites e os delas também; tenho um retorno emocional, o que para mim é muito importante e às vezes, na verdade, nem tenho, mas já se tornou um carinho incondicional, nem espero nada em troca!
Mas com essa pessoa especificamente não funciona assim. Eu, hoje, pensei muito nisso e resolvi postar aqui, para quem sabe trocarmos idéias e eu consiga entender um pouco. Pesquisei e achei um texto legal sobre isso, o texto é grande , mas, copiei só o mais importante.
Gente, é isso, estou cansada, minha jornada de trabalho tem sido puxada, então não postarei com frequencia, mas sempre estarei por aqui, visitando minhas amigas e amigos queridos e comentando sempre que possível!
Nada mais desmotivante que ter de conviver com pessoas difíceis. É o exercício pleno da tolerância. Tolerância é suportar levemente, a contragosto, alguma coisa na espera de algo melhor. Conta a lenda que quando pedimos tolerância a Deus, Ele sempre coloca uma pessoa difícil ao nosso lado. É a forma de testar o discípulo. Da mesma maneira, pessoas difíceis são o teste. Será que há algo que possamos fazer para eliminar alguns desgastes ao lidar com elas? Será que existem segredos para tornar essas relações mais harmoniosas e mais efetivas?
Alguns conselhos
Aprender a lidar com pessoas difíceis é um grande diferencial no mundo dos negócios, nas relações humanas, e o conduzirá a uma vida mais próspera, mais justa e mais feliz. Então, sugiro algumas dicas:
» Evite apontar erros de forma ríspida, é uma ação muito provocadora e improdutiva.
» Jamais envergonhe a outra pessoa.
» Não a coloque em uma má situação.
» Evite a pancada direta, que humilha.
» Tenha certeza de que ninguém é difícil porque gosta de ser difícil.
» Use a fórmula dos 3Rs – Respeito pelo próximo, Respeito por si mesmo e Responsabilidade pelas suas ações.
3 passos para dar feedback usando o processo "mais-menos-mais"
1º Passo – Comece de uma maneira amigável e fale uma coisa boa, positiva, uma apreciação sincera. Afinal, todos têm qualidades.
2º Passo – Diga o que deve ser melhorado, o negativo, o menos, o puxão de orelha: "Você tem potencial, capacidade técnica, mas pode melhorar nisso, naquilo, etc.".
3º Passo – É o mais positivo. Um convite a tentar novamente: "Eu sei que você pode, eu confio em você, sei que tem potencial e pode dar conta do recado. Tenho certeza de que você irá conseguir atingir seus objetivos. Eu sei que errou tentando fazer o melhor e, da próxima vez, vai acertar”. Essa é a fase da valorização e do desafio, ela permite que a pessoa salve seu próprio prestígio. Afinal, você não quer que ela saia dessa conversa arrasada, quer que melhore seu comportamento.
Queridas(os) espero que tenham gostado do post de hoje!
Beijos com boquinhas coloridas a todos e abraços millll!!