quinta-feira, 24 de junho de 2010

Alimentos que garantem o bom humor de cada dia




Olá para todas(os), espero estejam bem, em todos os sentidos! Animados para o jogo logo mais? Vamos torcer tá, nem que for um pouquinho né?
 Este é o último post sobre Alimentação, pelo menos por ora né? Sempre surgem oportunidades para se falar sobre o assunto, que é vasto, mas acho que por ora está bom. Como último post, achei legal falar dos alimentos que nos deixam bem humorados..rsrs è bom saber sobre isso né?
Bom humor é algo que nos faz tão bem, nos deixa tão animados para vida, animados para o mundo!
 Eu devo comer muito desses alimentos, pois, estou sempre bem humorada !! rs
Procurei colocar de tudo um pouco, então aproveitem bem. Além do que, coloquei os significados de algumas palavras, para ajudar a gente a compreender melhor, afinal de contas não somos médicos!


Nutrição inteligente


Dos vários neurotransmissores  (neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios, as células nervosas. Por meio delas, podem enviar informações a outras células. Podem também estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final no órgão ou músculo alvo.) ,  a serotonina exerce grande influência no estado de humor.
Ela é também conhecida como a substância "mágica" e "sedativa" que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão.
Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de alimentos fontes de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) e de carboidratos.
Fontes de triptofano: carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas.
Fontes de carboidratos: pães, cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, frutas, legumes e chocolate amargo (com moderação).
Proteínas que dão alegria

O processo de digestão das proteínas fornece os aminoácidos para o nosso corpo formar suas próprias proteínas. Um aminoácido conhecido como tirosina está relacionado com a produção de dopamina e adrenalina, ambos, neurotransmissores que promovem o estado de alerta, o "pique" e a alegria.
Fontes de tirosina: peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e iogurte desnatados, queijos magros e tofu.
O cálcio nosso de cada dia

Diariamente o cálcio deve fazer parte do cardápio de homens e mulheres e assim garantir ossos e dentes saudáveis e ainda de "quebra" doses extras de bom humor!
Fontes de cálcio: leite e iogurte desnatados, queijos magros.
Magnésio, o grande colaborador do cálcio

Além de ser colaborador do cálcio, o Magnésio está também envolvido na regulação dos níveis de serotonina.
Participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos.
Fontes de magnésio: tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia, arroz integral.
Selênio, um mineral magistral

Segundo os pesquisadores, tudo indica que o selênio tem uma grande participação no estado de humor. Pessoas que tem carência de selênio são mais depressivas, irritadas e ansiosas.
Fontes de selênio: castanha do Pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral, peixes. (2 castanhas do Pará, diariamente, fornecem 200 micro gramas de Selênio de forma segura).


Um cafezinho bem brasileiro

3 a 4 cafezinhos, ao longo do dia, pode prevenir a depressão, auxiliar na memória e no estado de alerta. O café coado em filtro de papel é o mais indicado. As substâncias existentes no grão que podem aumentar o colesterol ficam retidas no filtro.

Fonte: http://www.bemdesaude.com

PESSOAL, ESPERO QUE TENHAM APROVEITADO TODOS OS POSTS SOBRE ESSE ASSUNTO, Á TODAS(OS) VOCÊS, QUERIDAS E QUERIDOS AMIGOS QUE ME PRESTIGIAM DE UMA FORMA OU DE OUTRA:

BEIJOCAS DA MÍRIAM

4 comentários:

Jorge disse...

Myriam,

ótima dica. São informações muito úteis. Tenho comido muita fruta, que me faz muito bem...agora, vamos dizer uma vberdade, beleza é este sorriso do gatinho, que coisa linda!!!

Beijo, Anjo!!!

ArcadoAutoConhecimento disse...

Míriam. É sempre bom sabermos essas importantes informações nutricionais. Uma boa alimentação garante o bom funcionamento do corpo e consequentemente, da alma. Beijos e ótimo final de semana.

Jeanne Geyer disse...

Gostei sim, acho a alimentação saudável fundamental para a nossa qualidade de vida e de humor também,rsrsrs...
Beijos :)

Neli Rodrigues disse...

Ótimas dicas!!
É são coisas gostosas, não é difícil de seguir.

Bjs♥

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada