terça-feira, 22 de junho de 2010

Princípios da Boa Alimentação



Olá pessoal! Eu falei que ia voltar, e vou continuar nesse tema, e olha que tem assunto sobre isso viu? Mas vou postar algumas coisas apenas. Como todos sabem, isso é uma forma de ajudar meu querido afilhado e outras pessoas que necessitem de orientação quanto a alimentação, sempre lembrando que somente um médico especializado na área, pode te prescrever algo e seguir um tratamento. Meu post trata-se de informação! E isso faço com muito carinho!
Então amigas e amigos, tem muita informação sobre esse tema, e achei pertinente hoje, postar sobre os princípios e falar sobre a piramide alimentar. Sabiam que existem 6 modelos de piramides alimentares??? Pasmem! Cada uma de um lugar, tem vegetariana, do mediterrâneo, americana, etc.,..etc.. Nossa..fiquei espantada. Bem...não postei todas aqui, ficaria cansativo demais, então mostrei somente o modelo brasileiro!
Espero que todas (os) vocês aproveitem a leitura e procurem colocar em prática algumas dicas.
Vamos lá, chega de bater papo e vamos aprender mais um pouco!

Princípios de uma boa alimentação

Uma dieta equilibrada e nutritiva deve ter cinco características:


1) Adequação: A alimentação deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e de doenças.


2) Qualidade: Deve conter variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo. Os alimentos devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias.


3) Quantidade: Deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.


4) Harmonia: É o equilíbrio entre os nutrientes, em relação á quantidade e qualidade.


5) Variedade: Fornecer uma ampla seleção de alimentos diariamente, pois os alimentos são diferentes, apresentando diferentes nutrientes.



Pirâmide Alimentar


Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade.


Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. Na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo da pirâmide.
Para sabermos o número correto de porções diárias a serem ingeridas de cada grupo de alimentos, é necessário observar as calorias diárias que cada indivíduo necessita.


Portanto, é necessário que o profissional da área de nutrição planeje o programa alimentar, pois este varia conforme sexo, peso, idade, altura e necessidades individuais. Em média, a maioria dos indivíduos necessita de, pelo menos, um número mínimo de porções dentro das variações recomendadas.


Principais nutrientes de cada grupo alimentar:


- Pães, arroz, cereais, massas: carboidratos complexos (vitaminas do complexo B e fibras);
- Hortaliças e vegetais (vitamina A, vitamina C, folato, ferro, fibras);
- Frutas (vitamina A, vitamina C, potássio, folato, ferro, fibras);
- Leite, iogurtes e queijos (cálcio, proteína, vitamina A, vitamina D);
- Carnes, aves, peixes, ovos, feijão, nozes (ferro, zinco, vitaminas do complexo B, proteínas);
- Gorduras, óleos e açúcares (vitamina E, ácidos graxos essenciais, carboidratos, porém são ricos em calorias e devem ser utilizados esporadicamente).


Veja a seguir as porções recomendadas para cada grupo da pirâmide:


Na base da pirâmide, encontramos os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia. Em seguida, encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo.
No terceiro nível da pirâmide, estão os alimentos de fontes de proteínas e minerais como carnes, leguminosas, leite e derivados. No topo da pirâmide estão representados os alimentos que devem ser consumidos com moderação, pois além de calóricos, podem levar á obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e outras enfermidades. Neste grupo estão os doces, açúcares, óleos e gorduras.

Pirâmide adaptada à população brasileira

Pirâmide Alimentar adaptada aos hábitos da população brasileira. A mensagem da pirâmide é de mostrar que podemos comer de tudo, mas equilibradamente.



Extraído do site http://www.sonutricao.com.br/
E PARA VOCÊS:



ATÉ BREVEEEEEEEEEEEEEEE





6 comentários:

Jorge disse...

Myriam,
muito interessante. Nós temos péssimo habito alimentar. Eu gosto de comer coisas que apenas engordam, como massas e doces. Estou buscando a reeducação alimentar, mais ou menos como a pirâmide e já eliminei 11kg (não falo que perdi pois posso achar de novo, né?). E espero continuar assim.
Myriam, parabéns pela divulgação de um assunto tão pertinente a todos nós.
Muito bom mesmo!!!

Beijo!

luedani disse...

Bom dia pra ti amiga! Um beijo

Sandra somente Sandra disse...

Oi amigaa...saudades de me deliciar com seus posts..mas estou sem chance no pc...rsrsrsrs...temos so um e meu filhote tem muitos trabalhos pra fazer...sento um pouquinho e la vem ele"mãe preciso do pc.."
Mas eu nao poderia de vim aqui hj pra te desejar muitas felicidades e dizer que te admiro muito e agradecer pelo carinho que sempre tem por mim...
Beijos e prometo que venho com calma pra te visitar e ler tudinho...bjs

Sandra somente Sandra disse...

Amigaaaaaaaaaaaaaa...agradeço pelo carinho que vc tem por mim e desejo toda felicidade do mundo pra vc...
Estou em falta de lê seus posts, que são sempre maravilhosos, mas não to tendo espaço neste pc..Temos só um e os meninos estão argolados de trabalho então eu sobro..primeiro eles..
Mas prometo que assim que tiver tempo passo com mais calma e irei navegar nos seus posts com calma...bjs e não me abandona...vc é especial.

Jeanne Geyer disse...

Boas dicas, como te disse, por aqui estamos todos em reeducação, então sempre é bom ler sobre o assunto...
Beijos

Paula Betzold disse...

Amiga pra uma ex obesa ta interessantissimo essas suas postagens, viu?
Olha adorei teus comentarios no meu post...EU tento ser quem eu sou pra nao perder muito meu foco... um dia aparece um chinelo velho pra um pe cansado... nao posso me render as coisas que sao contra os meus principios...mesmo que eu me sinta uma aberração e sem lugar nos grupos que se formam...
e vc? melhorou da barriga? beijocas

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada