quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PESSOAS DIFÍCEIS, UM DESAFIO.



Olá  amigas e amigos! Faz tempo que não posto nada não é mesmo? Mas estou de volta e hoje resolvi postar sobre algo que me incomoda muito: lidar com pessoas difíceis. O que vem a ser alguém difícel para mim? Bem, não posso citar nomes aqui, e nem muito sobre a história, senão quem me conhece bem saberá de quem falo, então só vou dizer que por mais que eu faça ou demonstre, nada é bom para essa pessoa, existe uma inconstância nos sentimentos desse alguém para comigo que não consigo entender. Daí essa pessoa se torna difícil para mim, alguém muito complicado para lidar e alguém que quer bajulação o tempo todo e eu não sou de bajular muito, ainda mais se sei que não terei retorno algum, nem uma demonstração de boa vontade. 
Eu conheço muitas pessoas de gênio forte, marcante, mas sei lidar com elas, sei meus limites e os delas também; tenho um retorno  emocional, o que para mim é muito importante e às vezes, na verdade, nem tenho, mas já se tornou um carinho incondicional, nem espero nada em troca! 
Mas com essa pessoa especificamente não funciona assim. Eu, hoje, pensei muito nisso e resolvi postar aqui, para quem sabe trocarmos idéias e eu consiga entender um pouco.  Pesquisei e achei um texto legal sobre isso, o texto é grande , mas, copiei só o mais importante. 
Gente, é isso, estou cansada, minha jornada de trabalho tem sido puxada, então não postarei com frequencia, mas sempre estarei por aqui, visitando minhas amigas e amigos queridos e comentando sempre que possível! 


Nada mais desmotivante que ter de conviver com pessoas difíceis. É o exercício pleno da tolerância. Tolerância é suportar levemente, a contragosto, alguma coisa na espera de algo melhor. Conta a lenda que quando pedimos tolerância a Deus, Ele sempre coloca uma pessoa difícil ao nosso lado. É a forma de testar o discípulo. Da mesma maneira, pessoas difíceis são o teste. Será que há algo que possamos fazer para eliminar alguns desgastes ao lidar com elas? Será que existem segredos para tornar essas relações mais harmoniosas e mais efetivas? 

Alguns conselhos 

Aprender a lidar com pessoas difíceis é um grande diferencial no mundo dos negócios, nas relações humanas, e o conduzirá a uma vida mais próspera, mais justa e mais feliz. Então, sugiro algumas dicas: 
» Evite apontar erros de forma ríspida, é uma ação muito provocadora e improdutiva. 
» Jamais envergonhe a outra pessoa. 
» Não a coloque em uma má situação. 
» Evite a pancada direta, que humilha. 
» Tenha certeza de que ninguém é difícil porque gosta de ser difícil. 
» Use a fórmula dos 3Rs – Respeito pelo próximo, Respeito por si mesmo e Responsabilidade pelas suas ações. 
3 passos para dar feedback usando o processo "mais-menos-mais"

1º Passo – Comece de uma maneira amigável e fale uma coisa boa, positiva, uma apreciação sincera. Afinal, todos têm qualidades. 
2º Passo – Diga o que deve ser melhorado, o negativo, o menos, o puxão de orelha: "Você tem potencial, capacidade técnica, mas pode melhorar nisso, naquilo, etc.". 
3º Passo – É o mais positivo. Um convite a tentar novamente: "Eu sei que você pode, eu confio em você, sei que tem potencial e pode dar conta do recado. Tenho certeza de que você irá conseguir atingir seus objetivos. Eu sei que errou tentando fazer o melhor e, da próxima vez, vai acertar”. Essa é a fase da valorização e do desafio, ela permite que a pessoa salve seu próprio prestígio. Afinal, você não quer que ela saia dessa conversa arrasada, quer que melhore seu comportamento.

Autor: Jamil Albuquerque ( economista, pós-graduado em Marketing, especialista em Psicolingüística, Coach Empresarial. É conferencista, escritor e diretor da Escola de Executivos e Negócios Master Mind.)

Queridas(os) espero que tenham gostado do post  de hoje! 

Beijos com boquinhas coloridas a todos e abraços millll!!







9 comentários:

Paula Betzold disse...

Oi Miriam!!!! Lidar com pessoas, sejam faceis ou dificieis é uma arte. Eu durante mto tempo tive essa dificuldade, hj até que sou bem tolerante, tambem pq passei a ter preguiça de me aborrecer com os outros, entao decidi entender as pessoas, pra nao me estressar.
As pessoas é que sofrem comigo... hehehe, tenho um genio mto forte, até que to aprendendo a dominar, mas ainda assim é dificil!
tente ter essa preguiça, pra vc nao se estressar, adota a tecnica de deixar pra lá... se é bajulação que a pessoa quer, bajula, nao custa nada... e nem espera nada em troca, pensa em vc, no quanto vai deixar de se aborrecer!
beijos

Jorge disse...

Myriam,

aprendi que devo, antes de tudo, em situações ou com pessoas complicadas, parar e me perguntar o que tenho que aprender e ensinar. Pois sabemos não ser por acaso que cruzamos ou convivemos com pessoas assim. São situações de aprendizado profundo para nós e para essas pessoas. A nossa ajuda só se tem retorno quando convivemos através dos exemplos. É difícil, sem dúvida, mas se estamos passando por isso, é porque estamos prontos para encarar com nossa capacidade de amar. Jesus disse que ninguém carrega fardos mais pesados que possa suportar nosso ombro...assim é a vida.

Anjo amiga, deixo um doce beijo!!!

ValériaC disse...

Boa noite florzinha...
É... o assunto é delicado...quem nunca teve que conviver com alguém difícil...creio mesmo que sempre que isso nos acontece, seja uma necessidade de exercitarmos a paciência, o nosso equilíbrio diante da situação, aprendizagem... beijinhos pra ti amiga...
Valéria

Neli Rodrigues disse...

Gostei do "o que vem a ser uma pessoa dificil p/ mim", kkkkk! Não vou ir mais a fundo pois parece que não mas mta gente que não é seguidor e nem deixa coments passa nos nossos blogs e a gente nem imagina,kkk.`
São provas que Deus põe em nosso caminho e temos que superá-la!

Bjs♥

ArcadoAutoConhecimento disse...

Querida amiga. Senti sua falta. O seu post é de grande valia para todas as pessoas, porque todos nós sempre temos alguém de difícil convivência. É uma prova de tolerância, de humildade, de paciência. Além do mais, há uma troca de aprendizado entre as duas pessoas. Nada na vida é unilateral. Ensinamos e aprendemos. Beijos.

Jeanne Geyer disse...

Penso que todas as pessoas são difíceis e a convivência fraterna a mais complicada das artes a que devemos nos dedicar.
Tenho temperamento forte, por isto me considero difícil, mas estou na luta, burilando cada vez mais o gênio, que eu não seja motivo de mágoas em ninguém, é o que penso sempre.
Ah! os difíceis são os desafios verdadeiros que Deus coloca no nosso caminho, afinal a gente sabe que nada é fácil nesta vida, não é mesmo?
Beijos

luciana kotaka disse...

Olá amiga, ótima abordagem que esse texto nos traz, vale refletir muito e colocae em ação. Bjs

Paula Betzold disse...

Myriam, querida! Obrigada por tua mensagem... eu sei que to passando por tudo isso por algum motivo, acontece que to cansada já de esperar o tal momento que parece nunca chegar... enfim... é aguardar! beijos

Eva disse...

Ola!!!! eu tenho ou tive(rompi ontem)um namorado extremamente dificil e ontem pela milesima vez terminei pq ñ aguento mais,o fato de ser dificil nao é o pior,o pior é ter q ouvir os absurdos q uma pessoa assim te diz e q se vc nao tem cuidado te leva a depressao e a tua auto desvalorizaçao,compreendo q ñ deve ser facil pra ele tb e com certeza deve encontrar muitos problemas pelo caminho por ser assim,mas chega um momento em q vc para e diz pra si mesma,ou sou eu ou ele,e se agente ñ vê nenhuma ponta de interesse nesta pessoa em melhorar acho q a escolha mais sensata é pular fora desse barco ou tu vai ao fundo junto com ele,desculpa se essa ñ é a melhor resposta mas neste momento é assim q estou pensando,deixar q uma pessoa amarga destrua o q construi com tanto sacrificio(minha auto estima)nao posso fazer por muito amor q eu tenha por ele.
beijos e bom dia

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada