quarta-feira, 10 de novembro de 2010

EU SOU 12 POR 8!


Oi gentemmmm !! Olha eu aqui! Tardo mas não falho! Então, continuando no tema, e acho que essa será a ultima postagem, pelo menos por enquanto, há um tempo atrás postei sobre Obesidade Infantil  , lembram-se? A partir desta postagem recebi um e-mail e um comentário do site do Ministério da Saúde para que eu divulgasse sobre a Hipertensão Arterial, e a matéria que posto hoje aqui é da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que promove a campanha "Eu sou 12  por 8.  Eu, como hipertensa, sei que não é fácil conviver com essa doença, incomoda e nem sempre sabemos que estamos com a pressão alta. É uma doença "traiçoeira" como diz meu pai !  Acho que sempre vale a pena informar-se sobre o assunto e recomendo também conhecerem a campanha! Entrem aqui e saiba mais!  Bem pessoal, por hoje é só! Tenho acessado regularmente o blog, mas sem tempo suficiente para dedicar-me, e visito sempre que possível todos vocês, que, aliás, estão com postagens cada vez melhores! PARABÉNS A TODAS(OS) viu? Como diz uma amiga: "Bora" ler com atenção a postagem ? 

EU SOU 12 POR 8

"Eu sou 12 por 8" é uma campanha humanitária criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e sobre os riscos da hipertensão. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos que precisam entender e cuidar da sua saúde para viver mais e melhor.
A pressão alta não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio. A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. Um número 2 vezes maior que as mortes causadas por câncer de todos os tipos, 3 vezes mais que aquelas devidas a acidentes e 4 vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS.
O grande desafio da campanha “Eu sou 12 por 8” é que as pessoas percebam os benefícios de ter uma pressão normal ou controlada e a gravidade da hipertensão não tratada, façam um diagnóstico precoce e não abandonem o tratamento. No Brasil, estima-se que apenas 10%, dos cerca de 30 milhões de hipertensos existentes, façam o controle adequado da hipertensão.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares (como colesterol elevado, tabagismo, estresse) deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois tem maior risco de se tornar hipertenso. Quem já é hipertenso (pressão igual ou acima de 14 por 9) ou tem a pressão arterial limítrofe (acima de 12 por 8 e inferior a 14 por 9) deve fazer controle médico periódico e seguir as orientações dadas por aquele profissional. Para prevenir e controlar a hipertensão, é importante fazer atividades físicas regulares (de pelo menos 30 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana), reduzir o consumo de sal da alimentação (não use o saleiro, evite alimentos prontos e industrializados, utilize outros temperos), manter o peso adequado (reduzir o peso se tiver sobrepeso ou obesidade), controlar o estresse (sono adequado, controle da ansiedade e depressão, relaxamento) e, se necessário, utilizar medicamentos prescritos pelo médico de forma constante. A maioria dos hipertensos, mesmo com hábitos saudáveis, precisa utilizar medicamentos. Os princípios ativos mais modernos não causam efeitos colaterais importantes e protegem os órgãos vitais (coração, cérebro, rins, olhos e artérias) dos riscos da hipertensão.

NÍVEIS DE PRESSÃO ARTERIAL

A pressão arterial é medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro e pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo. Meça a sua pressão e compare com a tabela abaixo:
Bem meus amigos( as) , espero que consigam tirar proveito da postagem, pois,  essa é  minha intenção!
E para vocês:



6 comentários:

ValériaC disse...

É isso aí querida...a hipertensão é silenciosa e traiçoeira... tem que ser controlada e prevenida mesmo...
Doce tarde amiga...beijos...
Valéria

Jeanne Geyer disse...

Myriam, muito oportuno o texto, um gesto simples como verificar a pressão deveria ser rotina e evitaria problemas futuros...
Beijos :)

GEEL - Grupo Espírita Esperança e Luz disse...

Myrian, adorei você ter passado lá no meu blog, e sobre este assunto de problemas com a pressão é um fantasma que me assusta e preocupa, pois tenho pais com hipertensão, então todo cuidado ainda é pouco.
Estou um pouco descontrolada quando o assunto é alimentação e seu texto serviu para lembrar-me de minha propensão ao problema.
Valeu pelo alerta.
Beijos.
Sonia

ArcadoAutoConhecimento disse...

A hipertensão apareceu em mim, depois que minha filha partiu para o Mundo Espiritual. Hoje ela é controlada através de medicamento. Esse post é de grande utilidade, pois a grande maioria da população sofre de algum problema relacionado à pressão arterial. Beijos.

Luciana Kotaka disse...

Que legal essa divulgação, achei ótima a matéria amiga. Amiga, tem conseguido acessar meu outro blog? Bjks

Jeanne Geyer disse...

Olá, tem um desafio para ti lá no blog.
Beijos :)

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada