sexta-feira, 11 de março de 2011

A NATUREZA ALERTA


CREDITO DA FOTO

Imagino que, há milhões de anos atrás, quando o mundo ainda era habitado apenas por animais, as catástrofes naturais não faziam tanto estrago, afinal o que era destruído era a própria terra. Terra engolia Terra. As coisas voltavam ao normal, e na verdade nada de material era perdido. Hoje, com toda essa devastação da natureza, concreto, asfalto, prédios, não sobra um pedacinho de terra para plantar, para drenar o "excesso" de água que não tem vazão, em razão da sujeira, detritos diversos, porcaria mesmo. Tudo o que é de mais sujo o homem joga nas ruas, na água. O que esperar como retorno de tudo isso? Essa é uma realidade,  que se vê diariamente. 
CRÉDITOS DA FOTO

Vou dar um exemplo da minha cidade. Em São Paulo, na Capital mesmo, as chuvas não faziam tanto estrago, como  tem feito ultimamente. Mas, como moradora nascida aqui, observo que em todo espaço algo é construído, prédios luxuosos, vagas  para carro subterrâneas , e eles cavam, e cavam... hipermercados imensos, e concreto e mais concreto...shoppings...verifiquem a quantidade de terra que sobra..nenhuma! Mesmo em nossas casas...queremos cimentar, assentar piso, aí quando acaba a gente diz: ih...queria um pedaço para plantar...
Sabem, eu não sou autoridade no assunto, mas todos temos uma parcela de culpa em cada problema surgido na cidade em que moramos. Não faz muito tempo que tomamos consciencia do que é a preservação da natureza, mas tenho fé que nossos filhos sejam melhores que nós! Reciclagem,  melhor aproveitação dos alimentos, economia dentre tantas outras coisas que temos por obrigação adotar em nossas vidas, antes que seja tarde demais.
Claro que isso que estou falando não tem nada haver com o que aconteceu ontem no Japão. Essa catástrofe infelizmente já foi prevista há muito tempo, por geologos, sismólogos e todos esses cientistas  estudiosos nesse assunto. Lembro que aprendi na escola( faz tempo..rs) que as placas tectonicas se movem, de tempos em tempos, ou seja, de milhões em mihões de anos, e isso provoca os terremotos, maremotos, etc..etc..
Um estrago tão grande num país tão pequeno. O que se lamenta são as vidas perdidas. 
Enfim, com todos esses problemas, chuvas que inundam as cidades,  cidades engolidas por tsunami, a gente tem que parar e refletir. Ainda há tempo para se reavaliar e fazer as pazes com DEUS. A natureza nada mais é do que a resposta ao que fazemos, ou deixamos de fazer..

E para terminar o post quero deixar duas frases de grandes homens:


"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." (Mahatma Gandhi)

"Para dar ordens à natureza é preciso saber obedecer-lhe." (Francis Bacon)"


Beijos a todos e :




3 comentários:

Neli Rodrigues disse...

Mi, sua cunhada e o marido, estão aqui no Brasil ou no Japão?? Tô tão preocupada com todos que moram lá, principalmente os brasileiros.
Aqui no interior não para de chover, já tá p/ uns 10 ou 12 dias que chove todos os dias. As pontes que temos dentro da cidade estão todas perigando cair, dá até medo de passar perto delas. A gente tem medo até pelo fórum que é um prédio da década de 50...já pensou??
Mudando de assunto: este fds teremos nosso 1º encontro de blogueiras da região de Rio Preto. Eu que estou organizando, a princípio eramos somente em 5, mas pelo visto chegaremos a 10, talvez 12...oh!
Bjs♥

Coisas de Manuh disse...

Oi mi, concordo com vc, cada um de nós temos parcela de culpa, mas a culpa maior é dos poderosos, governos, ministros de nações que só querem saber de progresso e dinheiro, não se preocupam com a poluição e com nada para proteger a natureza.
Grande beijo

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Que bom encontrar uma pessoa que assume a nossa culpabilidade no que está acontecendo pelo mundo afora em consequência dos nossos excessos... isso prova sua maturidade...
Bjs de paz e excelente fim de semana.

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada