segunda-feira, 21 de março de 2011

UBATUBA, QUERO MAIS!!!

PRAIA DAS TONINHAS

Origens do nome de Ubatuba
EtimológicaUBA - cana silvestre, planta nativa da região e TUBA - abundância de plantas, sítio, pomar, portanto UBATUBA - sítio, pomar de UBÁS.
FolclóricaA palavra Ubatuba significando muitas canoas vem dos indígenas, que nas lutas contra os portugueses, marcou esse lugar do litoral para ponto de reunião, alguns em canoas e outros menos numerosos por terra, coalhando assim a baia de Ubatuba com muitas canoas, chamando a atenção dos íncolas da Aldeia de Iperoig, resultando a exclamação “Ubá-Tuba!”.

Como comentei no último post vou postar e mostrar a vocês a viagem que fiz a UBATUBA, litoral de São Paulo. Ubatuba é tudo de bom, uma cidade realmente bonita, conheço algumas cidades litorâneas de SP, mas até hoje, Ubatuba foi a melhor de todas. Organização, limpeza, cuidado com a vegetação, um centro muito charmoso e o melhor: praias maravilhosas, em sua maioria!
Ficamos na Colônia da qual sou associada que é SHOW!!!
Fica na praia das toninhas, e essa é a historia da origem do nome: "A segunda espécie animal considerada inteligente, depois do homem, é a dos delfinídeos. Descendente de mamíferos terrestres, comunicam-se por meio de ultra-sons (a “terceira visão”). Todas espécies da família são brincalhões, domesticáveis – são botos, golfinhos, toninhas. Há muito tempo, quando a cadeia alimentar encontrava-se em perfeito equilíbrio, encontrávamos muitas toninhas nesta praia; por isso, o nome. " (Fonte: http://www.ubatubasp.com.br/toninhas.htm)
Da sacada do apartamento tínhamos essa visão:
Árvores de Jundú  e ao fundo a praia das toninhas
Em nossas manhãs, antes de tomar café, saíamos na sacada para olhar o tempo, ouvir o barulho forte do mar e respirar a brisa deliciosa . Gente, fala verdade, é bom demais!!  Fora os passeios pela areia, sem pressa de voltar. A gente tem até tempo de observar "moradores" das águas, muito interessantes.
Muito fofo né?
Para quem mora em São Paulo, sabe que Ubatuba tem o tempo muito instável, então não foram todos os dias que pudemos ir a praia. Gostaria de ter conhecido melhor os lugares, mas na próxima eu vou!! Logo abaixo está a praia do Tenório, foi o dia de tempo aberto, muito sol mesmo! Um lugar muito bonito e tranquilo, mas de águas perigosas, muito buraco e correnteza forte. Olha a origem do nome dessa linda praia: "Por volta de  1.700, a Vila de Santa Cruz de Salvador de Ubatuba abrigava em uma das suas setenta e poucas praias o sítio do senhor Manoel de Oliveira Thenório, descendentes de colonizadores. Família pioneira na praia deserta, ganhou grande respeito entre seus vizinhos. Após seu assassinato, praticado por seu afilhado Zé do Porfirio, a família vendeu a propriedade. Em homenagem a sua memória, a praia foi batizada com seu sobrenome: Thenório." (Fonte:  http://www.ubatubasp.com.br/tenorio.htm)
 Antes fomos a Praia Grande, que é uma praia mais agitada, com muitos quiosques, mas com águas mais calmas.
PRAIA GRANDE


A praia do Lázaro também é uma boa opção, águas calmas para tomar banho, não é muito grande, com poucos quiosques, mas bem estruturados. 

Fomos conhecer a praia do perequê mirim, mas lá tem sinal vermelho para água, pois,  saem muitas embarcações, lanchas, escunas, etc... é bem curtinha, mas apesar disso, é linda, para olhar vale a pena! Origem do nome perequê Mirim: Na língua indígena Perequê Mirim quer dizer pequena entrada de peixes para comer ou desovar.
Pois é...tenho outras fotos, mas não cabe mais aqui..(rsrsrs). Olha, quero voltar e vou voltar, conhecer mais praias, a Ilha Anchieta tão famosa, o centro histórico que é tão charmoso( só passei de carro) e o Projeto Tamar! Tudo muito lindo com certeza! 
Fica aí minha dica, vale conhecer, tem várias opções de hospedagem, casas para locação, aptos, mas já aviso: a alimentação na praia é cara! O que vi muito é que as pessoas realmente levam as coisas, água,  lanches e muito organizados não sujam a praia.  Beijos mil, abraços calorosos a todas(os) !!!!!











9 comentários:

Coisas de Manuh disse...

Oi Myriam adoro as estrelas q vc escreve rss, post maravilhoso, minha lua de mel foi em Ubatuba, paraíso, amo de paixão esse litoral. breve farei um post com as fotos das praias.
bjão

Sandra somente Sandra disse...

Ola My, que lugar maravilhos..As praias lembram minha cidade que tem praias lindas...Saudades...
Que bom que vc recarregou a bateria..Afinal ô lugarzinho mais o menos...rsrsrrsrsbjs amiga e saudades...

Luciana Kotaka disse...

Faz muitos anos que não vou a Ubatuba, mas adoro o lugar!
Amiga, quanto aos lanches intermediários, coloque seu celular para tocar no meio do dia, assim lembrará de comer os lanchinhos. Bjs

Amapola disse...

Boa tarde.
UBATUBA. Esse nome me trás boas recordações, porque eu o ouvia sempre, quando a minha mãe falava sobre a estada do meu pai lá, quando terminou a revolução de 1932.
Se não me engano, foi o local onde os soldados tiraram várias fotos, e comemoraram o fim dessa revolução.

Estou lhe seguindo.
Maria Auxiliadora (Amapola)

Um grande abraço.

ValériaC disse...

Que delicia amiga!!! Estive em Ubatuba em janeiro e voltei estes dias atras...adoro lá também...
Beijinhos...
Valéria

Miriam Rose disse...

Tenho um sobrinho que irá se casar lé em Ubatuba, mas não me pergunte a praia. Ele se casará em um hotel próximo à praia e será em Setembro. Pelo menos conhecerei Ubatuba nesse mês! Bjs

Jeanne Geyer disse...

Como é bom curtir um passeio tão bonito! Que venham muitos ainda, e não esqueça de nos contar depois,rsrsrs
Beijos :)

Luciana Kotaka disse...

Essa foto que coloquei na matéria é demais mesmo, até eu fiquei com um desejo intenso,rsrs. Bjks querida

ArcadoAutoConhecimento disse...

Belo lugar, amiga. Que bom que gostou e relaxou!!! Beijos e ótimo final de semana.

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada