segunda-feira, 19 de julho de 2010

ORGANIZAÇÃO E TRABALHO




Olá pessoal! Faz tempo que não apareço por aqui né? Então, eu fiquei mesmo cuidando da família, os filhos de férias e mesmo adultos ainda requerem minha atenção! Incrível não? Mas é assim mesmo: "filhos criados trabalho dobrado"!! E eu adoro isso, não estou reclamando, para mim é algo que faço com todo amor e carinho! Além de tudo isso, tem o bomrido( estou usando um termo da amiga Eliene rsrs) que também reclama atenção e como boasposa(rsrs esse termo é novo) e apaixonada, também faço questão de mimà-lo! Tem também os pais! E olha que eles estão comigo nessa jornada, me ajudando a criar os filhos e a seguir com a vida de maneira tranquila, claro também pedem atenção da filhota aqui! rsrs  Mas..como não posso deixar de estar aqui, meu bloguinho que amo, minhas amigas e amigos que também amo; aproveitei que hoje saí mais cedo do serviço e consegui esse tempinho para me dedicar a postar algo bacana e, que espero ser tema de alguns dias a frente.  Quero falar sobre a Organização no Trabalho, algo que acho primordial  para que seus projetos,  já de cara possam ter credibilidade antes mesmo de colocá-los em prática.
Eu sempre fui organizada no trabalho, mas não de forma correta; com o tempo e as pessoas, aprendi que precisamos estabelecer metas e procurar ao máximo cumpri-las. Eu recebo um newsletter da empresa Timming e há alguns meses recebi um sobre retrabalho. Dicas ótimas que comecei a por em prática e deram certo! Consegui inserir na minha equipe de trabalho e os funcionários adotaram(de início meio desconfiados) e o trabalho deles rendeu muito mais! Lógico que adequei ao meu sistema de trabalho, pois, nem sempre conseguimos programar o serviço do dia.  Por isso apresento a vocês esse texto , que realmente funcionou comigo e espero ajudà-los de alguma forma!  Na semana tentarei postar mais sobre o tema, espero que gostem!

RETRABALHO

Ansiedade, precipitação, pressupostos falsos, má comunicação, falta de pensar antecipadamente, falta de revisão e controle são, geralmente, as causas principais do retrabalho. Para eliminar este grande e frequente desperdiçador de tempo, esforços e energia, precisamos cultivar e desenvolver novas maneiras de pensar e de agir. Veja abaixo quinze dicas poderosas para evitar o retrabalho.


1. Antes de iniciar um trabalho, planeje-o. Isso diminuirá o tempo de sua execução e evitará erros e falhas. Pense em como fazer bem feito e entregá-lo sem erros já na primeira vez. Pense em como certificar- se de que o trabalho será de fato completado corretamente.


2. Lembre-se que o retrabalho (fazer duas ou mais vezes uma mesma tarefa devido a erros) é quase sempre causado por ansiedade, precipitação, pressupostos falsos, má comunicação, falta de pensar antecipadamente sobre a melhor maneira de fazer a tarefa, e falta de revisão e controle.


3. Pressuponha sempre que problemas, erros e falhas de atuação e/ou comunicação são possíveis de acontecer e que poderão ocorrer.


4. Desenvolva uma atitude preventiva. Sempre espere que haja um erro, falha, esquecimento, atraso. Procure preveni-los antes que ocorram.


5. Mantenha um registro de problemas, erros e falhas mais comuns cometidos por você ou por terceiros envolvendo você, e aprenda com estes erros, lembrando-se deles e evitando-os no futuro.


6. Mantenha checklists (listas de verificação) para servir de memória e controle ao realizar tarefas que tenham itens para lembrar e/ou verificar.


7. Crie (e use) formulários padronizados para tarefas e comunicações que você faz regularmente. Ao preencher os campos destes formulários, você poderá lembrar-se de coisas que talvez sem estes formulários não se lembraria.


8. Procure fazer seus trabalhos e entregar suas tarefas antes do prazo final (deadline) estabelecido. Se o prazo final for dia 30, por exemplo, estabeleça a entrega (data-alvo) para alguns dias antes. Assim, além de você estar prevenindo a possibilidade de atrasos e/ou necessidade de correção do trabalho, você estará se prevenindo contra o stress de trabalhos feitos em cima da hora, que aumentam a probabilidade de erros e portanto de retrabalho.


9. Certifique-se de que tudo o que você está fazendo, está sendo feito corretamente. Por exemplo, ao enviar um e-mail, certifique-se de que o destinatário realmente o recebeu. Ao transcrever dados, certifique-se de que os mesmos foram copiados corretamente. Ao escrever o nome de alguém, tenha a certeza de que o mesmo foi anotado com a grafia correta.


10. Ao comunicar-se com uma pessoa, certifique-se de que a sua mensagem foi de fato compreendida e/ou anotada corretamente. Lembre-se de que nem sempre o que você diz é de fato o que os outros estão compreendendo. Peça para a outra pessoa repetir o que entendeu ou anotou da sua mensagem.


11. Ao receber informações de terceiros, certifique-se de que aquilo que a pessoa lhe passou foi mesmo o que você compreendeu e anotou. Repita a mensagem em voz alta.


12. Sempre parta da premissa de que aquilo que a pessoa lhe informa não é tudo o que a pessoa deve ou pode lhe informar nem é tudo o que você precisa saber. Verifique o que falta e pergunte sempre mais.


13. Sempre que você estiver anotando um recado para uma outra pessoa, coloque-se no lugar dela e procure fazer perguntas que possam ajudar na transmissão da informação (o que, quem, para que, como, onde, quando, por que...)


14. Fique atento às dúvidas, duplos sentidos, e lacunas que normalmente as mensagens trazem e procure esclarecê-las.


15. Lembre-se que a causa de retrabalho são erros. Portanto, planeje antecipadamente. Preveja e previna possíveis falhas, enganos e erros. Ao executar qualquer tarefa, revise, confira, teste, reveja, averigue, certifique-se. Retrabalho é um grande desperdício. Faça certo na primeira vez.


Questões para Reflexão e Ação:
• Em que áreas ou atividades eu frequentemente tenho retrabalho?
• A quais pontos acima devo estar mais atento?
• Que medidas preventivas posso adotar para evitar o retrabalho?

Boris Drizin,Sócio-diretor da TIMING Desenvolvimento Empresarial, Administrador, Mestre e Doutor em Administração pela EAESP/FGV


FONTE: Este texto faz parte do workbook (Livro de exercícios e leitura) que é distribuído no Curso da TIMING "Administração do Tempo, Produtividade Pessoal e Eficácia no Trabalho".

E para todas(os) vocês muitos beijos com boquinhas e abraços gostosos!




8 comentários:

ONG ALERTA disse...

Somos responsáveis por nosso tempo, faz quem quer, paz.
Beijo Lisette

luedani disse...

Que ótima essa matéria, seria muito bom colocarmos tudo em prática. Bjks

Neli Rodrigues disse...

Senti sua falta na blogsfera!
Que bom que vc estava ausente por um motivo justo.

Gostei das dicas e vou aplicá-las no meu dia-a-dia!

Bjs♥

Luciana Kotaka disse...

Oi amiga, então precisa mudar ese hábito e comer certinho de 3 em 3 horas. Bjks querida

ValériaC disse...

Querida adorei as dicas...realmente organização e disciplina ajudam e muito a vida da gente em todos os setores.
Feliz dia do amigo pra ti... Amiga!!!
Beijinhos...
Valéria

Jeanne Geyer disse...

Quando eu trabalhava era muito organizada e rendia muito, agora a prática continua me ajudando, pois a organização mais do que nunca é super importante, inclusive na aposentadoria, para aproveitar bem o tempo, uma vez que entrei na fase do já que...
mãe, já que tens tempo, me faz o favor de...
mãe, já que tens tempo,...
e por aí vai, de repente, o tempo sumiu!rsrsrs
Beijos

ValériaC disse...

Bom dia!
Vim te convidar para um desafio que está no meu Blog DoceFilosofia ...
Passe por lá, leia e se topar, participe postando no seu Blog.
Beijos...
Valéria

Paula Betzold disse...

Miriam, tambem to mga sumida, mas estou com saudades, so vim te dar um beijinho!

 

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