sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

NATAL, ANO NOVO, COMEMORAR!!! ( OU COMER MORAR???)



Oi gente lindaaa! Cheguei! Nossa..como os dias estão passando depressa..já estamos quase para acabar o ano de 2.010, Meu Deus!!
Ás vezes nem acredito nas coisas que já passei, minha cirurgia há 2 anos, a cirurgia de meu pai....
Já subimos e descemos os degraus da vida tantas vezes, situações, emoções , que não nos damos conta que talvez estejamos esquecendo alguma coisa.  Enfim pessoal, estou aqui hoje para postar um alerta, mas um alerta totalmente diferente do que escrevi acima!( rsrs)
Voces devem me achar maluca, mudando de assunto assim...mas queria comentar isso. Vim falar sobre alimentação! É !!! Um toque sobre alimentação nas festas natalinas, e etc...(rsrs) 
Trouxe um texto da Dra Jocelem Salgado, que vão adorar! Ela é fantástica!


Não seja rigoroso demais

É natural que as festas de final de ano sejam um desafio para aqueles que se debatem com o excesso de peso. Aos olhos de quem se dedica à ciência da nutrição, como eu, a preocupação deve ser menos com os quilos ganhos nesse período, e mais com as práticas alimentares ao longo das semanas e meses seguintes. O equilíbrio do organismo não vai ser alterado com uma ou outra refeição, mas sim por hábitos cotidianos que incluem o que chamamos de educação ou reeducação alimentar.

Os especialistas lembram que todos nós somos descendentes de grupos que sobreviveram aos grandes períodos de fome porque tinham uma reserva extra de gordura no corpo. Por isso mesmo, temos mais fome. Mas passada essa fase da seleção natural, o desafio hoje está justamente no oposto, na redução do consumo. Os estudos mostram que vivem mais tempo aqueles que consomem menor quantidade de calorias e proteínas.

O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre as nossas eventuais recaídas. Uma feijoadinha só não vai estragar nosso verão. Assim como os excessos de fim de ano não comprometem a conduta de boa alimentação que adotamos ao longo do ano, ou que pretendemos adotar. O organismo sabe compensar os descuidos ocasionais quando o cotidiano é mantido com alimentação balanceada. Por isso mesmo, não seja rigoroso demais com você diante da ceia de Natal e de Réveillon.

Costumo dizer que comer é um prazer que ilumina a alma e traz bom humor. Se você estiver bem com você mesmo, saberá como equilibrar o prazer e o excesso. Não faça como muita gente que só enxerga na mesa farta algo de perigoso. Ou como aqueles que prometem começar regimes na segunda semana do ano. A relação com a comida deve ser a mais natural e agradável possível. Sofrimentos não fazem perder peso, apenas aumentam nossa cota de insatisfação. 

No meu trabalho de anos lidando com pessoas que querem perder peso, aprendi que o rigor excessivo não é uma boa prática. Eu e minha equipe já preparamos cardápios de Natal e Ano Novo com 1.200 calorias, muito abaixo da média de até 3.000 calorias consumidas normalmente em refeições como essas. Devo dizer que não obtivemos resultados nem respostas significativas. Em muitos spas conceituados, a regra é compor pratos que não passem das 600 calorias, mesmo nesse período do ano, como se esses dias de festa fossem como quaisquer outros.



A receita é comemorar

Não concordo com esse rigor. A pessoa que está querendo ou necessitando perder peso deve adotar um programa que combine com o seu dia-a-dia e suas condições metabólicas. Tem gente que sofre demais com uma redução do volume de alimento por porção ingerida, como se estivesse atravessando um período de privações muito grande. Em geral, quando sai do spa ou deixa o regime, nunca mais vai querer se submeter àquela dieta, pois estará sempre associada ao sofrimento.

Portanto, a palavra de ordem para o próximo ano é felicidade. E nunca é tarde para começar a cuidar da alimentação, retomar as atividades físicas, do modo que seja possível e não impraticável. Quando estabelecemos metas possíveis, mesmo que aparentemente mínimas, nossa satisfação em conseguir cumpri-las nos impulsiona a estabelecer novos objetivos, até que se consiga atingir o ideal.

Para aqueles que adotam ou pensam em adotar tais práticas, a ceia do Natal e as festas de Ano Novo não representam risco algum para sua silhueta e para sua saúde. A melhor receita é comemorar!
 



Autora: Jocelem Salgado, Professora Titular de Nutrição do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ/USP/Piracicaba onde orienta trabalhos de pesquisa a nível de Pós-Doutorado, Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica para alunos do Brasil e do Exterior.Sua linha de pesquisa é Nutrição Terapêutica e mais recentemente tem-se dedicado ao estudo dos alimentos funcionais. Atualmente, é presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais – SBAF.

Gostaram?? Gente linda, beijos a todas(os) e um generoso findis!



  

3 comentários:

ValériaC disse...

Muito legal o texto querida... temos que buscar sermos felizes, pois desta forma nos equilibramos melhor em todos os setores da vida...
Beijinhos
Valéria

Jorge disse...

Myriam,

muito das questões alimentares vem da própria maneira de pensar e viver de cada um.
O que precisamos é ter a consciência de até onde podemos ir.

Minha amiga, beijo, de coração!

Jeanne Geyer disse...

ótimo texto, adorei! Um alerta para o final de ano, evitando os excessos, pode-se comer de tudo (um pouco). Moderação sempre!
Beijos :)

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada