sábado, 15 de janeiro de 2011

PORTO ALEGRE, QUERO MAIS !!

(Por do Sol Guaíba)

Voltando ao turismo de Porto Alegre, o local onde ficam instaladas a sede do Palácio do Governo e a Igreja Matriz, chama-se pça da matriz, e para mim é um tipo de centro cívico. Além do palácio do governo, do qual cometi uma falha em não mencionar o nome, é o chamado Palácio Piratini,  também está a Assembléia Legislativa, e o Palácio da Justiça do Estado. No meio fica a pça da matriz, vejam as fotos.
Praça da Matriz

Palácio da Justiça

Assembléia Legislativa

Legal né?  O palácio da justiça e assembléia não conhecemos por dentro, não me informei se isso poderia ser feito. Depois fomos conhecer a casa de Cultura Mário Quintana. O que agora é uma casa da cultura, antes, nos áureos tempos, foi o Hotel Majestic. Tem um espaço onde conta-se a historia do Hotel com documentos, fotos, etc. Essa é a fachada atual da Casa de Cultura Mário Quintana:
A foto é da internet.

 Gente, é muuito legal! Um acervo literário e alguns espaços dedicados a artistas( exemplo: espaço Elis Regina , que sou fã), teatro, e no ultimo andar um café maravilhoso chamado O Café do Santo, fica no 7 andar! Tomei um café delicioso com raspas de limão! Fora a foto que tirei com o Mário Quintana, vcs duvidam? Bah...que nada tchê... Vejam as fotos que tirei lá !!  Vale a pena conhecer!

Um detalhe interessante é que tem um espaço chamado Quarto do Poeta, e lá está, a reprodução do quarto exatamente como ele deixou antes de ir embora para “passárgada”. Achei o máximo, pois, isso foi feito com a ajuda da neta de Mário Quintana, sendo que ela doou objetos pessoais dele. Olha só que interessante:


Visitamos Tb o Mercado Público, mas como ele fica num ambiente bem central  da cidade, fiquei meia receosa de tirar fotos, mas aí vai uma foto tirada da internet, é bem desse jeitinho!

Pois é gente, valeu os dias que ficamos em POA e conseguimos conhecer um pouco, mas faltou o Rio Guaíba que ficou na vontade, o passeio turístico de ônibus, que é muito legal, dentre outros locais, mas que, espero, ainda voltar para passear!
O povo de lá é educado,  e extremamente agradáveis e tranqüilos, fora o jeito gaúcho de falar que eu adoro, até voltei  com um sotaque!
Eu sou agitada e principalmente para andar no centro ando muito rápido, e eles são bem tranqüilos, conversam bastante, mesmo porque, o centro da cidade lá é bem diferente daqui de Sampa...muito! Infelizmente, e a verdade eu digo mesmo, aqui em minha Sampa querida, temos que ter cuidado ao circular pelo centro. Na volta a SP,no avião,  conhecemos com um rapaz de Floripa,  professor de história, disse que a historia de SP é incrível, muito rica e sabe que é uma das cidades mais importantes do País, mas está desgastada infelizmente. Vou discordar? Não,  mas defendo que de algum modo cada um deva fazer sua parte para tentar amenizar as coisas.
Gente é isso, vou postar algumas coisas ainda sobre a viagem, desta vez com algumas críticas, pois, como todos  sabem, nada é um “mar de rosas” né? Ainda bem que a gente consegue “passar uma borracha” né?  

Mas quero terminar essa postagem, com esse poema lindo do mestre Quintana, que estava na saída da reprodução de seu último aposento terreno: 
E o texto diz assim: O Velho no Espelho: 

Por acaso, surpreendo-me no espelho:
Quem é esse que me olha e é tão mais velho que eu? (...)
Parece meu velho pai - que já morreu! (...)
Nosso olhar duro interroga: "O que fizeste de mim?" Eu pai? Tu é que me invadiste.
Lentamente, ruga a ruga... Que importa!
Eu sou ainda aquele mesmo menino teimoso de sempre
E os teus planos enfim lá se foram por terra,
Mas sei que vi, um dia - a longa, a inútil guerra!
Vi sorrir nesses cansados olhos um orgulho triste..."



E para vocês que dediquei esse post com muito carinho:

2 comentários:

ValériaC disse...

Que maravilha de passeio querida...também estou voltando de uns dias de descanso que me fizeram muito bem...
Te desejo uma linda semana...
Ah!adorei o gatinho!!! Fofo...
Beijinhos, amiga
Valéria

GEEL - Grupo Espírita Esperança e Luz disse...

Myriam, adoro quando passa lá no meu blog é sempre muito gratificante ouvir seus comentários.
Que viagem deliciosa em amiga!
Que lugares lindos.
Adorei tudo.

Beijos

Sonia.

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada