CREDITO DA FOTO |
Me deparei com uma reportagem sobre um livro escrito por uma chinesa intitulado : "Grito de Guerra da Mãe Tigre". Fiquei impressionada com o primeiro capítulo e de como ela defende a maneira "chinesa" de criar os filhos. Sinceramente não conseguiria me adequar a esse tipo de conduta; para mim é como se eles estivessem no exército, em guerra contra eles mesmos. São seus próprios inimigos. Por isso que muitos que vem para o Brasil, não se importam nem um pouco em aprender o portugues, fazem questão de falar seu idioma nativo onde quer quer estejam. Vejam bem, apesar de não estar generalizando a comunidade chinesa no Brasil, aqui em São Paulo a maioria deles agem dessa forma. Temos um amigo chinês que veio para o Brasil , por não suportar morar mais com a familia, ele sendo filho do meio era mal tratado, tudo era para o irmão mais velho, os outros eram "os outros". Por outro lado aqui ele é tratado com respeito. Então o que eu disse foi por informações de um chinês! Independente da opinião pessoal, acredito que a mãe ocidental, como se refere a autora do livro, não é indiciplinada, desorganizada como ela cita. Acredito sim que a mãe ocidental seja a mãe que ama os filhos, querem o melhor para eles, e não são sargentos, capitães, generais. O modo que ela narra é esse, a mãe chinesa é general da casa utilizando as regras militares para educar os filhos. Vejam o que está disponível para leitura na internet em seu primeiro capítulo:
"Muita gente se pergunta como os pais chineses em geral criam filhos tão bem-sucedidos. Querem saber o que eles fazem para produzir tantos gênios em matemática e prodígios em música, como é a vida numa família chinesa, e se questionam se seriam capazes de fazer o mesmo. Bem, eu posso contar, porque eu fiz. Eis algumas coisas que minhas filhas, Sophia e Louisa, nunca tiveram permissão de fazer:
• dormir na casa de amiguinhas
• aceitar convites para brincar com amiguinhos
• participar de peças encenadas na escola
• reclamar por não participar de peças encenadas na escola
• ver televisão ou brincar com jogos no computador
• escolher suas atividades extracurriculares
• tirar qualquer nota abaixo de A
• não ser a primeira da classe em todas as matérias,
exceto educação física e teatro
• tocar qualquer instrumento senão piano ou violino
• não tocar piano ou violino(...)
Ao contrário da mãe oci dental típica, que passa o dia carregando os
filhos para cumprir uma agenda abarrotada de atividades esportivas, a mãe
chinesa acredita que (1) os deveres escolares são sempre prioritários;
(2) um A-menos é uma nota ruim;
(3) seus filhos devem estar dois anos
à frente dos colegas de turma em matemática;
(4) os filhos jamais devem
ser elogiados em público;
(5) se seu filho algum dia discordar de um professor ou treinador, sempre tome o partido do professor ou do treinador;
(6) as únicas atividades que seus filhos deveriam ter permissão para praticar são aquelas em que puderem ganhar uma medalha; e
(7) essa medalha deve ser de ouro."
Extraído do site http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/vit_c/389522/34/GRITO-DE-GUERRA-DA-MAE-TIGRE.aspx
O que acham disso? Algo totalmente fora do normal, pelo menos para nós! Essa mulher insulta o ser humano, uma mãe assim, nossa...melhor não ter. Ela realmente tem duas filhas inteligentíssimas, primeiras em tudo, mas a que custo? Psicologicamente como estão essas tigrinhas chinesas?
Isso pode servir de "exemplo de educação"? Nunca!. Para mim esse é um exemplo para não ser seguido, para que possamos ver que, no século 21 ainda existem pessoas que não desenvolveram sua habilidade mental e emocional.
Beijos a todos e um grande abraço dessa Mãe Brasileira que ama os filhos, os sobrinhos, os filhos dos amigos, dos vizinhos, e se orgulha em pertencer a classe das Mães ocidentais! Deus nos abençoou!
6 comentários:
Oi Myriam!!! Que complicado hein? não tenho filhos ainda, mas quando tiver, não vou permitir dormir na casa de amiguinhos, para proteger da pedofilia, agora quando crescer que façam o q quiserem.
Bjo
Oi querida...o tema que voce colocou é pra se pensar mesmo...afinal, tudo na vida pede equilibrio, bom senso, não é mesmo?
Tenha uma feliz semana amiga...beijos
Valéria
Assustador... ainda bem que podemos ter acesso a esse tipo de livro para refletirmos muito a respeito da criação de nossos filhos. Bjks
Ola Myriam, quanto tempo né???Mas amiga, estou de volta e mais conformada e com muita saudades das amigas virtuais...rsrsrrs
Querida belo texto.
Acho esse tipo de criação muito severa e autoritaria..São bem-sucedidos mas o preço é muito alto....bjs amiga e uma semana cheia de bençãos e com muita luz...
Mi, eu dou palestra prá grávidas e um dos temas que abordo é "limite", mas tenho como base o Içami Tiba, que acho o máximo. Coitada das minhas grávidas se tivesse que passar esse tipo de conselho prá elas,rsrs.
Bjs♥
Amiga boa noite!!!Passando pra dizer que tem selinho pra vc...bjs
Postar um comentário