domingo, 13 de março de 2011

Mãe Tigre. Mãe?

CREDITO DA FOTO

Me deparei com uma reportagem sobre um livro escrito por uma chinesa intitulado : "Grito de Guerra da Mãe Tigre". Fiquei impressionada com o primeiro capítulo e de como ela defende a maneira "chinesa" de criar os filhos. Sinceramente não conseguiria me adequar a esse tipo de conduta; para mim é como se eles estivessem no exército, em guerra contra eles mesmos. São seus próprios inimigos. Por isso que muitos que vem para o Brasil, não se importam nem um pouco em aprender o portugues, fazem questão de falar seu idioma nativo onde quer quer estejam. Vejam bem, apesar de não estar generalizando a comunidade chinesa no Brasil, aqui em São Paulo a maioria deles agem dessa forma. Temos um amigo chinês que veio para o Brasil , por não suportar morar mais com a familia, ele sendo filho do meio era mal tratado, tudo era para o irmão mais velho, os outros eram "os outros". Por outro lado aqui ele é tratado com respeito. Então o que eu disse foi por informações de um chinês!  Independente da opinião pessoal, acredito que a mãe ocidental, como se refere a autora do livro, não é indiciplinada, desorganizada como ela cita. Acredito sim que a mãe ocidental seja a mãe que ama os filhos, querem o melhor para eles, e não são sargentos, capitães, generais. O modo que ela narra é esse, a mãe chinesa é general da casa utilizando as regras militares para educar os filhos. Vejam o que está disponível para leitura na internet em seu primeiro capítulo:

"Muita gente se pergunta como os pais chineses em geral criam filhos tão bem-sucedidos. Querem saber o que eles fazem para produzir tantos gênios em matemática e prodígios em música, como é a vida numa família chinesa, e se questionam se seriam capazes de fazer o mesmo. Bem, eu posso contar, porque eu fiz. Eis algumas coisas que minhas filhas, Sophia e Louisa, nunca tiveram permissão de fazer:
• dormir na casa de amiguinhas
• aceitar convites para brincar com amiguinhos
• participar de peças encenadas na escola
• reclamar por não participar de peças encenadas na escola
• ver televisão ou brincar com jogos no computador
• escolher suas atividades extracurriculares
• tirar qualquer nota abaixo de A
• não ser a primeira da classe em todas as matérias,
 exceto educação física e teatro
• tocar qualquer instrumento senão piano ou violino
• não tocar piano ou violino(...)

Ao contrário da mãe oci dental típica, que passa o dia carregando os
filhos para cumprir uma agenda abarrotada de atividades esportivas, a mãe
chinesa acredita que (1) os deveres escolares são sempre prioritários;
(2) um A-menos é uma nota ruim;
(3) seus filhos devem estar dois anos
à frente dos colegas de turma em matemática;
(4) os filhos jamais devem
ser elogiados em público;
 (5) se seu filho algum dia discordar de um professor ou treinador, sempre tome o partido do professor ou do treinador;
(6) as únicas atividades que seus filhos deveriam ter permissão para praticar são aquelas em que puderem ganhar uma medalha; e
 (7) essa medalha deve ser de ouro."
Extraído do site http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/vit_c/389522/34/GRITO-DE-GUERRA-DA-MAE-TIGRE.aspx


O que acham disso? Algo totalmente fora do normal, pelo menos para nós! Essa mulher insulta o ser humano, uma mãe assim, nossa...melhor não ter. Ela realmente tem duas filhas inteligentíssimas, primeiras em tudo, mas a que custo? Psicologicamente como estão essas tigrinhas chinesas?
Isso pode servir de "exemplo de educação"? Nunca!. Para mim esse é um exemplo para não ser seguido, para que possamos ver que,  no século 21 ainda existem pessoas que não desenvolveram sua habilidade mental e emocional.

Beijos a todos e um grande abraço dessa Mãe Brasileira que ama os filhos, os sobrinhos, os filhos dos amigos, dos vizinhos, e se orgulha em pertencer a classe das Mães ocidentais! Deus nos abençoou!

6 comentários:

Coisas de Manuh disse...

Oi Myriam!!! Que complicado hein? não tenho filhos ainda, mas quando tiver, não vou permitir dormir na casa de amiguinhos, para proteger da pedofilia, agora quando crescer que façam o q quiserem.
Bjo

ValériaC disse...

Oi querida...o tema que voce colocou é pra se pensar mesmo...afinal, tudo na vida pede equilibrio, bom senso, não é mesmo?
Tenha uma feliz semana amiga...beijos
Valéria

Luciana Kotaka disse...

Assustador... ainda bem que podemos ter acesso a esse tipo de livro para refletirmos muito a respeito da criação de nossos filhos. Bjks

Sandra somente Sandra disse...

Ola Myriam, quanto tempo né???Mas amiga, estou de volta e mais conformada e com muita saudades das amigas virtuais...rsrsrrs
Querida belo texto.
Acho esse tipo de criação muito severa e autoritaria..São bem-sucedidos mas o preço é muito alto....bjs amiga e uma semana cheia de bençãos e com muita luz...

Neli Rodrigues disse...

Mi, eu dou palestra prá grávidas e um dos temas que abordo é "limite", mas tenho como base o Içami Tiba, que acho o máximo. Coitada das minhas grávidas se tivesse que passar esse tipo de conselho prá elas,rsrs.
Bjs♥

Sandra somente Sandra disse...

Amiga boa noite!!!Passando pra dizer que tem selinho pra vc...bjs

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada