sábado, 30 de abril de 2011

Boca e Corpo Saudáveis

 
Meu marido faz tratamento dental há mais ou menos 1 ano, e finalmente achou um profissional adequado! A ortodentista  que o trata é bem exigente e na consulta inicial, ela faz uma ficha completa, parece até um clínico geral preparando o paciente para um check up! Minha mãe começou o tratamento com ela e adorou também! Mas o que venho postar hoje, faz parte do modo de tratamento dessa ortodentista. Na verdade, não sei que linha de tratamento ela segue, mas tem muito a ver com o que pensa o cirurgião dentista que cito abaixo. Interessante é que mudei minha maneira de escovação, e meus dentes estão muito mais limpos e claros, e o fio dental tem sido companheiro inseparável(rsrs).  Isso porque ainda não faço tratamento com ela .
Olha só a matéria do Dr Hugo Lewgoi, onde fala sobre os mitos e verdades sobre a higiene oral.  Aproveitem a leitura!


É importante saber o que é verdade ou mentira nos cuidados diários da higiene bucal, a fim de evitar problemas cardiovasculares, gastrointestinais, diabetes, cárie, doenças gengivais, halitose e até mesmo câncer oral. (…) Muitas pessoas não sabem a técnica ideal para escovar os dentes, não conhecem os produtos mais eficazes e exageram na quantidade de pasta e antisséptico oral. São detalhes imprescindíveis que podem prevenir ou erradicar a cárie e evitar outras doenças periodontais (que afetam as gengivas) ou até mesmo problemas cardíacos,” informa Lewgoy. Ele ainda lembra que a cárie é considerada a doença crônica mais comum do mundo. Estima-se que aproximadamente cinco bilhões de pessoas, ou seja, 88 % da população mundial tenha cárie, a ponto desta doença ser considerada uma verdadeira epidemia.
O cirurgião-dentista também adverte que há muitos mitos e verdades sobre a higienização oral. Ele explica, por exemplo, que é um erro achar que a escova com cerdas duras são mais eficientes. Muito pelo contrário. Elas agridem aos dentes e a gengiva. “A escova mais indicada deve ser ultramacia e com grande quantidade de cerdas, que proporcionam maior efetividade sem agredir o esmalte dos dentes e a gengiva. A Curaprox 5460, por exemplo, indicada pelos dentistas, é considerada um dos modelos mais modernos. Com 5460 cerdas ultramacias, dez vezes mais do que as escovas comuns, o produto é eficaz na desorganização da placa bacteriana de forma totalmente atraumática”, comenta.
Além do mito da escova com cerdas duras ser considerada mais eficiente, muitos outros procedimentos são realizados erroneamente. Saiba o que é verdade ou mito:



CS7- Escovar os dentes imediatamente logo após as refeições.
Hugo Lewgoy - Mito. Deve-se esperar, no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes. É o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o Ph dos alimentos e bebidas. O café, o vinho, o refrigerante e o suco de laranja, por exemplo, têm pH inferior a 5,0. Portanto, são ácidos e causam erosão, ou seja, perda da estrutura dental (cálcio).


CS7- Usar uma boa quantidade de pasta dental.
Hugo Lewgoy - Mito
. A escova com pasta dental desgasta mais o esmalte do que a escova sem pasta. Ela, na verdade, é desnecessária.  No entanto, caso ela seja utilizada, deve-se usar uma dose pequena, como o tamanho de uma ervilha, por exemplo.


CS7- É necessário escovar a gengiva e a língua.
Hugo Lewgoy - Verdade.
Desde que seja com uma escova ultramacia para não causar uma retração gengival, deve-se passar a escova 50% sobre a gengiva e 50% sobre a estrutura dental, em um ângulo de 45º. A língua também deve ser higienizada, pois é nesta região que as bactérias ficam alojadas. A higienização deve ser feita diariamente, preferencialmente todas as manhãs com um higienizador como o CURAPROX CTC 201 e 202, por exemplo.


CS7- A higienização noturna é a mais importante.
Hugo Lewgoy - Verdade.
À noite, quando a salivação diminui, deve-se fazer a escovação mais minuciosa, pelo menos por 10 minutos. No entanto, a língua é o melhor sensor para saber quanto tempo deve-se escovar os dentes. Deve-se passá-la em todos os dentes para sentir qual ponto falta fazer a higienização.


CS7- A escova interdental é mais eficiente do que o fio dental.
Hugo Lewgoy - Verdade
. O fio é bom para remover detrito alimentar fibroso, como uma carne, por exemplo. Contudo, ele não limpa a região côncava entre os dentes. Por isso, deve-se usar a interdental, pelo menos uma vez ao dia. As escovas  interdentais CURAPROX Prime, por exemplo, são escovas com filamentos ultrafinos, macios, flexíveis e com extremidades arredondadas que respeitam a região da gengiva. Além disso, alcançam todos os nichos de retenção da placa bacteriana, permitindo sua remoção ou desorganização em regiões totalmente inacessíveis pelas escovas interdentais comuns. Além disso, ela possui uma sonda para medição do espaço exato existente entre cada dente e pode ser utilizada para selecionar a medida exata das escovas.


* Hugo Lewgoy é cirurgião-dentista e professor, mestre e doutor em odontologia da UNIBAN.
Extraído do site http://www.cs7.com.br/odontologia/entrevistas/943-higiene-oral-mitos-e-verdades.html


Então pessoal? Sempre bom a gente conhecer mais um pouco né?  Ainda mais quando se trata de saúde, bem estar!  Muitos beijinhos com boquinhas a todos! 

3 comentários:

ValériaC disse...

Que maravilha de post Myriam... sabia que devemos usar escovas macias, mas achava que escovas interdentais fossem apenas para quem usa aparelho nos dentes...tenho que providenciar uma rsrsrs....
Minha amiga..tenha uma feliz semana...beijinhos
Valéria

Sandra somente Sandra disse...

Bom dia amiga!!!!
Você, como sempre, nos trazendo maravilhosas postagem...Adorei....
Obrigada amiga pelo carinho que você sempre me dedica e pelos recadinhos carinhosos..Faz muita diferença....bjs e que você tenha uma semana cheia de bençãos e realizações...

Miriam Rose disse...

Amiga! Esses mitos e verdades foram excelentes dicas! Nunca imaginei que a pasta de dente fosse desnecessária, é mole?
Por essas e outras que você merece ganhar selo! Pega lá no meu blog! Bjs mil amiga!
P.S. Te falei que você é a Myrian chique? hehehehe vc tem "y" e "n".... eu não! :-(

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada