domingo, 24 de abril de 2011

Ortorexia, uma Obssessão?

Foto extraida daqui
 
Assisti uma reportagem no canal GNT e decidi pesquisar.  Qual não foi meu espanto em perceber quantas pessoas conheço com esse problema! Mais preocupada fiquei , em ver que há exatamente 13 anos, esse problema foi reconhecido por um médico chamado Steven Bratman, e existem muitas matérias sobre o assunto! Sinceramente não tinha conhecimento disso.
Segundo uma matéria publicada na  Revista Época “ A ortorexia ainda não é classificada como um transtorno psiquiátrico, como a bulimia e a anorexia (caracterizadas pelo medo excessivo de engordar). Mas é possível que isso ocorra em breve.”


O origem desta palavra vem do grego  – “orthós” significa correto e “orexsis”, fome – e foi criado pelo médico americano Steven Bratman, autor do livro Health Food Junkies (algo como Viciados em Comida Saudável), segundo ele, quem apresenta o problema possui uma fixação por  alimentação saudável e chega a gastar horas pensando no assunto. Apesar de a ortorexia ser reconhecida pelos profissionais de saúde como um distúrbio de comportamento alimentar, o termo ainda não é usado como diagnóstico.


Vejam uma matéria muito boa que extraí do site RG NUTRI :


“A Ortorexia Nervosa é uma doença ainda não reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nem figura nos manuais de psiquiatria. Os portadores da doença acham que apenas os vegetais e cereais fazem bem ao organismo. Já carnes e enlatados, são evitados na alimentação dos ortoréxicos. Quem sofre deste mal dedica horas ao longo do dia para examinar o que vão comer, lêem minuciosamente os rótulos daquilo que compram, comem e cozinham sozinhos, porque não confiam em restaurantes e mastigam dezenas de vezes antes de engolir. Em sua vida, tudo gira em torno da comida: não rejeitam apenas os alimentos que engordam ou têm toxinas, mas também aqueles cultivados com adubos e herbicidas, ou que possuem substâncias artificiais.
Estudiosos sobre este problema apontam que muitas ortoréxicas foram anoréxicas que ao se recuperarem, optaram por uma dieta que inclui apenas comidas que supostamente não possam lhes causar nenhum dano. Existe normalmente uma obsessão pela escolha do alimento, pela maneira como foi preparado e quais recipientes armazenados. São rejeitados normalmente qualquer alimento que não seja natural, puro, saudável ou controlado.A obsessão em manter uma dieta saudável pode, no entanto, ter o efeito contrário: levar a uma alimentação desequilibrada. (…)Quando a dieta se torna mais severa e exclui alimentos fundamentais para que o organismo funcione podem ocorrer situações de desnutrição, anemia, deficiências ou excessos de vitaminas, minerais e outros nutrientes. O problema pode desencadear desde intolerância ou alergia a alguns alimentos, predisposição a osteoporose por carência de cálcio, até problemas renais, depressão, ansiedade, hipocondria, dores musculares e apatia crônica.(…)


Ainda não tenho uma opinião totalmente formada sobre isso, mas penso que uma dieta tem que ser adotada de forma a resolver um determinado problema de saúde e ser algo que te faça bem. Não vejo ninguém achando “hiper legal” ter restritos  alimentos dos quais gostam muito. Eu não estou fora disso, mas acho que se for para que  se sinta bem, menos pesada, com uma maior disposição para a vida, acho válido. O grande problema é criar uma situação obssessiva, algo que te fará ficar paranóica, aí não dá !


Espero que o post tenha sido interessante. Minhas boas vindas as amigas que, há pouco tempo se achegaram ao Estrelas, espero que vocês gostem do meu canto! Não vou citar os nomes, senão posso pecar e esquecer de alguém. E para todas(os) vocês:
beijinhos-14008

4 comentários:

Luciana Kotaka disse...

Oi amiga, espero que sua páscoa tenha sido maravilhosa, cheia de alegrias, encontros e muita tranquilidade. Um beijo,obrigada pelo carinho.

ValériaC disse...

Muito legal o tema...não conhecia a termo, achei bastante apropriado, pois tudo o que foge do equilibrio, nunca há de ser bom...
Minha querida, tenha uma feliz semana..ficou lindo o fundo do blog... uma gracinha...
Beijinhos
Valéria

ONG ALERTA disse...

Excelente postagem nunca tinha ouvido falar, beijo Lisette.

Coisas de Manuh disse...

Muito interessante, ortorexia, nem sabia que existia, adorei o post.

bjão

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada