quarta-feira, 6 de abril de 2011

VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA DO QUE COME?

IMAGEM DAQUI


Já tem uns dias que não publico postagens, voltei ao trabalho, então a correria é grande, levanto muito cedo e chego em casa muito tarde. Com esse trajeto longo que percorro casa-trabalho-casa, meu bloguinho acaba ficando quietinho por vários dias..rsrs Mas, vamos lá!
Hoje quero falar de algo que estou mudando aos poucos em minha vida, tem surtido efeitos e com isso o corpo agradece, a pressão arterial, etc..
A consciencia do que ingerimos, desde o café da manhã até o último "lanchinho" antes de dormir. Fiz meus exames rotineiros mês passado, levei-os à médica e com a Graça de Deus está tudo bem, mas os exames de sangue me deduraram..(rsrs) colesterol alto, triglicérides e glicemia..sempre os vilões, me importunando há uns 5 anos e eu sempre deixo prá lá..Não tá certo, já tenho 44 e quero estar bem, futuramente uma idosa inteirona..rsrs O que eu já comecei a fazer, desde o início do ano, caminhar mais na medida do possível, comer mais saladas, legumes, diminuí a quantidade de arroz e feijão, dei preferencia à carnes de frango e peixe e as carnes vermelhas cortei pela metade, um pedaço pequeno. Há seis meses não como lanche do Mac..(milagre prá mim, pois eu adorava..rs) Troquei os lanches do Mac por lanches feitos por mim e mais naturais, e se não tiver jeito um lanche com ingredientes mais leves. Sempre tomei muita água então nesse ponto minha rotina não mudou. E com tudo isso perdi   5 lindos kg!!! Ainda preciso perder mais, mas como não sou radical, quero continuar na "minha" reeducação alimentar. Agora vou passar por um endocrinologista para cuidar de abaixar esses vilões triglicéridicos, colesterólicos e glicmicos...rsrsrsrs , pois, minha médica disse que pode ser que meu organismo tenha dificuldade de disseminar a gordura acumulada, isso se deve a algum problema de fígado, então precisarei de ajuda médica, mas isso ´endócrino vai ver.
Com esta experiência que estou passando para vocês, quero dizer que, nós podemos alcançar nossos objetivos, basta querermos. O primeiro passo tem que partir de nós, por isso disse uma vez num comentário que: "a dieta está na cabeça da gente", e está mesmo! Nossa família deve nos apoiar, e a minha me apóia muito, até segue uma dieta junto! Claro que eles tem mais regalias..rsrs Mas para mim é normal, EU preciso perder peso. Eles me apoiam na comida, nos doces lights, nos exercícios, mas quem precisa perder peso SOU EU !
Fomos viajar há alguns dias atrás, e fizemos uma parada num posto famoso na rodovia Castelo Branco, tem um restaurante e uma lanchonete de deixar os olhos marejados.. de emoção...rsrsrsrs Brincadeiras á parte , pedi um café com leite e um paozinho, sentei-me e fiquei observando. Uma moça,  bem acima do peso, foi ao self service, serviu-se de uma coxinha e uma esfiha grandes... e uma coca cola zero(?). Tudo bem, mas ela comeu tudinho, levantou-se novamente e pegou uma torta de palmito grande..Depois, uma bomba de chocolate...  Então eu olhei e pensei: ela realmente não tem freio, uma pena, pois, uma moça bonita. Eu percebia o quanto ela se sentia deslocada, mas comendo muito..
Nossa consciência começa na hora que colocamos a comida no prato, a quantidade certa, sem exageros, o refrigerante ficar limitado a meio copo ou nada. Todos nós podemos ter esse controle. Gente, eu sei o quanto é difícil, já fiz regime , ia nas reuniões , emagreci, mas depois que parei de ir engordei denovo. Vocês acham que foi fácil para mim, pesava 54 kg antes de ter meu primeiro filho, engordei 20! Engravidei denovo, e ganhei mais 9!! Fui perdendo peso, até que perdi bastante,  mas nunca mais voltei aos 54... E olha que meu filho mais velho tá com 22 aninhos..rsrs
De uns tempos para cá é que comecei a rever minha alimentação e me conscientizar do que comia. Tudo o que me fazia mal fui cortando, até perder a vontade de comer.  O que me deixa com vontade ainda são os doces, parece que é um vício, o organismo pede o açúcar, mas já comecei a controlar e sei que aos poucos a quantidade de açúcar que estou ingerindo hoje vai diminuir.
Uma coisa que procuro fazer muito, é pesquisar sobre os alimentos, saber seus valores nutricionais , no que faz bem. Isso me ajuda bastante a pensar melhor antes de repetir o prato(rsrs).  Outra coisa interessante é pesquisar como são feitos os embutidos, requeijões cremosos, margarinas, creme de leite, leite condensado... procurem se informar ..vão se surpreender.  Vocês verão que nada melhor do que o alimento natural...
A maioria dos alimentos pode ser ingerido, desde que controladamente. Quando se chega a atitudes radicais é porque  a situação de peso é muito extrema, daí realmente o médico aconselha um tratamento mais rígido.
Olha pessoal, isso foi de mim para vocês, um  pouco do que tenho feito por mim e acho que servirá para ajudar alguém! Vamos começar a enxergar que a solução está dentro de nós mesmas(os) e que podemos ter qualidade de vida, saudável e feliz!!! A gente precisa se amar mais, se olhar no espelho e gostar do que vê, saber que vamos melhorar, e isso é que me impulsiona a continuar. Gosto de me sentir bem e sei que vocês também sentem isso!
Mas me contem: VOCÊS TEM CONSCIENCIA DO QUE COMEM???
Beijos cheios de saudades a todas(os) e um ABRAÇO GOSTOSOOOOOOOOOOOOOOOO

5 comentários:

Neli Rodrigues disse...

My, já tava sentindo sua falta no meu sorteio, já tava vindo aqui te convidar,rsrs.
Seu post tá maravilhoso! Eu tb fiz meus exames e a conclusão é que sou uma gordinha saudável,rsrs. Não deu nenhum resultado ruim, pode?
Mas sei que tenho que mudar minha alimentação, principalmente a noite, pois no almoço eu faço tudo certinho, e tenho que caminhar, isso prá mim é um gde sacrifício.
Adorei tudo o que vc escreveu.
Bjs♥

Jorge disse...

Minha amiga,
tenho ciência, mas não a consciência.

Beijo, grande Coração!!!

Miriam Rose disse...

Se você consegue, eu também posso conseguir. Só tenho que dar o primeiro passo. (Lembro dos AA) Na verdade a comida é um vício que temos que controlas, não acha? Senti sua falta, viu? Grande beijo! Miriam

cristina congio disse...

Gostei de ver prima,é isso ai temos que cuidar muito de nossa saúde,Beijo grande

ValériaC disse...

É isso aí Myriam, a gente que tem que ter consciência, disciplina e escolher comer alimentos com qualidade.
Beijinhos...
Valéria

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada