domingo, 30 de janeiro de 2011

FALA MULHER !!

Foto tirada daqui

Olá pessoal! Como última postagem do mês, resolvi publicar algo sobre as mulheres, seres tão fantásticos e enigmáticos, que são motivos de estudos, de tão interessantes! Essa semana, eu me coloquei a observar as atitudes das mulheres em algumas situações, na rua, metrô, ônibus, etc.. E o que mais chama atenção, pelo menos para mim, mulher que observa e toma alguns exemplos do que "fazer e não fazer", foi a fala ! 
Nós falamos muito, demais até. Eu admito que falamos além da conta e nem sempre é aconselhável. Mas também acho que isso é algo maravilhoso! 
Minha última "observação" foi de um casal jovem, discutindo muito, mas a mulher falava e falava, e para ele sobrava a palavra: "_ Eu sei...,  _ Mas..."   Até que ele parou e disse: "_ Olha, eu já admiti que errei, menti prá você, e pronto!! Você já sabe de toda a verdade, então para de bater na mesma tecla, pára de repetir tudo, desde ontem você tá falando e falando!!! " 
Ele falou isso na frente de todos na rua, eu pensei: "Ihhh o negócio vai ficar feio.." 
Aí, ela( pequenininha) simplesmente virou-se junto com ele e continuou a falar e falar como se ele não tivesse dito nada..como se ela não tivesse ouvido o que o homem falou....foi incrível !!!( rsrsr)

Então, veja o que dizem as pesquisas e um trecho do livro  Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor de Alan e Barbara Pease.  

POR QUE AS MULHERES FALAM TANTO?

No cérebro da mulher, a fala tem duas áreas específicas: a principal fica localizada na parte frontal do hemisfério esquerdo e a outra, menor, no hemisfério direito. O fato de terem os centros de fala em ambos os lados do cérebro torna as mulheres boas de conversa. Elas falam muito e gostam. E como a fala é restrita a áreas específicas, o cérebro fica livre para executar outras tarefas, permitindo que façam várias coisas ao mesmo tempo. (---)
A região do cérebro específica para a fala é que faz com que as meninas aprendam outros idiomas com mais rapidez e facilidade que os meninos e explica também sua superioridade em gramática, pontuação e ortografia. Em 25 anos de seminários em vários países, poucas vezes tivemos a tradução simultânea de nossas palestras feita por homens - geralmente foram mulheres. Pesquisa realizada no Reino Unido em 1998 confirmou a predominância feminina em matérias em que é exigida sólida capacidade verbal. O número de professoras de línguas e artes cênicas é de longe superior ao de professores.

A mulher fala demais, o homem fala de menos


Inicialmente seria interessante refletir sobre os padrões que a sociedade brasileira nos impõe quanto ao que seria falar muito ou pouco. Um estudo realizado nos Estados Unidos afirmou que a mulher fala 20 mil palavras por dia, enquanto o homem só fala 7 mil. Outro estudo disse que as mulheres pronunciam por volta de 16.215 palavras por dia e os homens 15.669. Ou seja, uma diferença de 546 palavras.Seria relativo explicar o motivo que leva as mulheres a falar muito. Até porque não são todas as mulheres. (...) Os  homens apresentam, por diversas vezes, essa característica de falar menos devido à praticidade com que resolvem situações do cotidiano. E qual é a mulher que gosta de ser tão prática no quesito diálogo? A mulher se comporta de forma a valorizar detalhes, é minuciosa naquilo que descreve e convincente sobre o que acredita. Portanto, tal questionamento parece estar voltado para o valor que a mulher dá à fala, talvez soando como esse oposto entre mulheres e homens. Sobre ser cultural tal comportamento, não precisamos ir muito longe ao lembrar que existem países em que mulheres não têm tanta liberdade de expressar o que pensam e sentem. Sobre ser emocional ou biológico, acredito ser um comportamento aprendido. Pois em contextos onde, por exemplo, os pais são tímidos, reservados e não se expressam, pode ser um grande diferencial para o desenvolvimento da criança. Já 
em um relacionamento amoroso, penso que o conflito ocorra a partir da valorização que um dá à fala do outro, não respeitando muitas vezes a forma como cada um se coloca. Muitas vezes, não é o momento de se discutir nada e insistentemente parecem querer discutir. (...) Talvez seja esse o motivo pelo qual os homens reclamam tanto das mulheres. O tão conhecido termo DR (discussão de relacionamento) é mais um exemplo da insistência das mulheres em sempre querer falar sobre algo que aconteceu no dia a dia e que as deixou insatisfeitas.


As consequências positivas de falar muito apareceriam no direito que todos temos de expressar o que pensamos e sentimos, até porque é um evento privado, a que o outro só tem acesso se quisermos que ele tenha. Já as consequências negativas estariam relacionadas à inadequação de nossa fala, ao não discernirmos o que de fato é necessário ser dito ou não.
Rachel Gonzaga Machado é psicóloga
                                                              
Texto extraído do site: http://www.ibcb.org   

Essa e mais tirinhas veja aqui


E agora,  desta mulher que adora falar e escrever muito, desejo a todos(as) que tenham um :  




4 comentários:

Jorge disse...

São informações muito importantes, mas cada um é o que está no coração. Falar demais também.

Minha amiga, um doce beijo em teu coração!

ValériaC disse...

Muito interessante ter sido destacada a diferença até mesmo cerebral entre homens e mulheres.
Mulheres realmente falam mais e sinceramente depois de ler um artigo explicando, também que nos fique um alerta a falarmos com mais discernimento, não é? rsrsrsr....
Linda semana pra ti amiga...beijinhos
Valéria

ArcadoAutoConhecimento disse...

Amiga. Existe de tudo. Cada um com suas peculiaridades. Eu sou mais calada, mais quieta. E conheço homens que falam o tempo todo. São as características de personalidade de cada um de nós. Beijos e obrigada pela visita.

Luciana Kotaka disse...

Que bacana seu pot amiga. É somos falantes demais mesmo, mas por isso somos tão avançadas em outra áreas também. Bjks

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada