quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DIETA, ALGUMAS INFORMAÇÕES

Foto tirada daqui



Vamos falar hoje do tema Dieta, um assunto que tenho lido muito em blogs amigos, em sites diversos e, que é claro, interessa a maioria.
Fiquei tentada a comprar um fitoterápico dito como “milagroso”, mas ficou só na tentação, quando eu estava perto de adquirir, assisti uma reportagem na TV e desisti!
Na verdade, já tomei remédio manipulado para emagrecimento, deu resultado, mas quando parei, engordei o dobro! 
Gente, não vale a pena, sabe por quê? A dieta começa na cabeça! Você tem que entender como seu organismo reage ao “exagero”, como o coração tem que trabalhar muito mais para bombear sangue quando se tem um excesso de gordura.
Existe uma tabela de referencia, um índice chamado IMC. Entenderam a palavrinha mágica? “Referencia”. Dentro dessa referencia, nos guiamos para alcançar um peso que nos agrade, veja bem, agrade primeiro a nós, depois aos outros. Serve para que possamos ter resistência, caminhar, subir alguns lances de escada sem ficarmos “com a língua para fora” (rsrs) , enfim possamos ter qualidade de vida.
Lógico que existem as pessoas privilegiadas, que comem muito e não engordam, mas não é o que acontece com a maioria! Um reeducação alimentar legal só traz benefícios, e não é por que está seguindo uma RA( o pessoal adora abreviar, então vamos lá) que vc irá se privar de tudo o que gosta, coma em pequenas porções. O bom senso prevalece, somos adultos e sabemos o que é bom para nós.
Eu comecei a caminhar, desde o início deste ano! Acreditam que comecei em Porto Alegre, lembram da minha viagem? Andei muito por lá e me acostumei! Sinto-me bem, não me canso como antes e comecei a usar as escadas em meu trabalho! Vale a pena gente, vamos lá?
Eu pesquisei num site médico e achei oportuno trazer para vocês algo sobre o assunto e para quem está ou pretende seguir uma dieta, se orientar mais um pouco!


Dieta personalizada

Para o endocrinologista Flávio, antes de indicar qualquer dieta, é importante analisar a composição corpórea de cada indivíduo para encontrar equilíbrio entre massa magra e massa gorda dentro dos limites da boa saúde. “Antes de prescrever uma dieta, precisamos verificar os hábitos alimentares de cada pessoa, saber se ela pratica alguma atividade física, se tem estresse, além de avaliar o peso, altura e idade, entre outros fatores”, diz.
A especialista em nutrição explica que uma dieta saudável é aquela que preserva o equilíbrio entre todos os nutrientes e em quantidades adequadas a cada pessoa. “Hoje, o que predomina na população brasileira é o sobrepeso e a obesidade e, por conseqüência, as doenças cardiovasculares. Portanto, a recomendação nutricional mais utilizada é a de uma alimentação saudável com quantidades de calorias, gorduras e açúcares controladas, para auxiliar no controle do peso e favorecer a saúde cardiovascular”, finaliza Beatriz.

Emagrecer com Saúde

Flávio Guerra chama atenção para mais um importante fator. “A cada dia surge um novo modismo ou um velho padrão alimentar travestido com outro nome. Eles prometem efeitos mágicos e infalíveis! São chás e cremes especiais, que surgem na mídia junto com planos dietéticos hipocalóricos. No primeiro momento, até parecem funcionar, mas podem levar ao terrível 'efeito sanfona'”, reforça.
Para Beatriz, toda dieta que não respeita o equilíbrio entre os nutrientes pode oferecer risco à saúde. Mas, lembre-se, fuja das fórmulas mágicas e das promessas rápidas de emagrecer. A melhor escolha, na verdade, é a mudança de hábitos, como reeducação alimentar, prática de exercícios físicos e acompanhamento médico.

 (Extraído do site: http://www.unimedcuritiba.com.brFonte: Revista Abramge - Medicina Social de Grupo)

E para todas(os) amigas(os) amadas(os) um grande 



5 comentários:

Neli Rodrigues disse...

Parece post da turma da Dieta Coletiva. Mto boa as explicações.
Bjs♥

Jeanne Geyer disse...

Myriam querida, como sempre a sabedoria está no meio termo. Comer de tudo um pouco, e muita atividade física. Além de cuidar do espirito também, porque está tudo interligado, não é mesmo?
Beijos :)

Jorge disse...

Precisamos aprender a comer. e a melhor forma é a disciplina. Creio que podemos comer de tudo, mas que tenhamos o bom-senso.

Um grande beijo, Coração!

Luciana Kotaka disse...

Ótima matéria amiga, porque não participa com a gente? Bjks

luedani disse...

Oi amiga, tem ótimos fitotrápicos, porém o importante e ser prewcrito pela nutricionista, assim tera segurança em suas escolhas. Beijocas

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada