quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CONTROLANDO OS GASTOS

FOTO DAQUI


Olá para todas(os), espero estejam bem, com saúde!
Então gente, como todo início de ano, o planejamento financeiro doméstico  deve ser feito e direcionado , de forma que  as surpresas desagradáveis não nos assaltem de forma muito abrupta.
Já há alguns anos faço um planejamento, mês a mês. Antes pelo papel, depois,  bomrido  me passou uma planilha de custos que realmente ajuda bastante. Independente da forma feita, o que devemos é ter controlado os gastos.
O texto a seguir é de um site em que vocês encontrarão também disponível para download, um programa  de controle de orçamento.


 Para elaborar um bom orçamento doméstico basta listar todos os gastos, anotar tudo. Provavelmente vai levar mais de um dia, pois na primeira tentativa, você vai esquecer muita coisa. É normal.

Dê um valor a cada uma das despesas listadas. Para isso, recomenda-se ter à mão recibos, notas fiscais, tíquetes de supermercados e outros comprovantes
de despesas.

Nesse momento, você vai anotar o valor da mensalidade da escola das crianças, da prestação da casa e do carro e até quanto gasta por mês com o cafezinho, o pingado e o pãozinho na chapa que consome, todos os dias, na padaria da esquina, antes de ir para o trabalho. Toda despesa pequena, mas freqüente, deve ser registrada, orientam os consultores.

Após listar tudo, convoque toda a família, as crianças inclusive, para estudar cada despesa. Defina os gastos prioritários e onde a tesoura vai agir. Esse é o momento mais difícil. Sempre há discordância. 
Com paciência, entretanto, todos vão entender que sairão ganhando, garantindo tranqüilidade no futuro.

Tipos de despesas:
Despesas periódicas: elas não ocorrem todos os meses, mas é possível prever quando irão ocorrer. É o caso do IPTU, do IPVA, do licenciamento e seguro do carro.

Despesas sazonais: também são previsíveis e devem ser consideradas no orçamento. É o caso de gastos com uniforme e material escolar, presentes nas datas comemorativas (Dia das Mães, dos Pais etc.).

Despesas imprevistas: são um problema para quem não tem reserva e ainda se equilibra no limite do cheque especial. Pode ocorrer, por exemplo, quando se necessita com urgência dos serviços de um mecânico, pedreiro, entre outros. Em todas essas situações, é conveniente pesquisar bem os preços.

Mensalidades (escolares, convênios, clubes etc.): convém ler com atenção as cláusulas referentes às datas de vencimento, sanção prevista em contrato e adequar vencimentos a datas posteriores à do recebimento do salário.

Aluguel e condomínio: o ideal é não comprometer mais do que um terço do orçamento com o aluguel e o condomínio, e pagar sempre em dia essas despesas para evitar multas e juros.



Extraído do site: http://www.serasaexperian.com.br/guia/56.htm
         

Bem amigos e amigas, ainda estou tristinha, sem muita inspiração, mas tenho visitado todos vocês, na medida do possível, e lendo seus posts que são enriquecedores, desde a culinária até um maravilhosa prece, tudo me encanta, pois, sei que postaram com carinho! Beijo grande 


4 comentários:

luedani disse...

Olá amiga, que bacana esse post, precisava fazer isso, esta em minha lista de tarefas a serem cumpridas. Um beijo carinhoso

ValériaC disse...

Muito legal voce estar colocando este tema...realmente se organizar e planejar gastos é necessidade de todos mesmo.
Tenha uma bela tarde amiga...beijos...
Valéria

luedani disse...

OI amiga, adoreu seu post de hoje,preciso me organizar tambem, mas ainda nãoo fiz isso. Bjks

Luciana Kotaka disse...

Oi linda amiga, como sempre doce e querida comigo. Espero que as dicas do Dieta Coletiva lhe sejam úteis Bjks

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada