domingo, 13 de fevereiro de 2011

CRIANÇA NA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Foto daqui

Olá pessoas! Como eu havia dito no outro post, um artigo sobre alimentação infantil estaria na minha lista de textos sobre o tema.
Esse é um assunto interessante, um dos meus filhos era uma criança gordinha e não era fácil controlar, mesmo porque, a mãe tinha "dozinha" de não dar chocolates e as guloseimas que ela pedia... 
Com o tempo as coisas mudam e com  muito esforço dela, o peso ideal veio e isso foi bom para todos!
A mãe ainda não conseguiu atingir a meta, mas a filha sim!(rs)
Segue o texto!

DIETA PARA CRIANÇAS

Você pode até achar bonitinho uma criança gordinha, mas saiba que gordura não é sinônimo de saúde. Cuidar da alimentação dos filhos e incentivá-los a fazer exercícios físicos é a melhor maneira de evitar a obesidade infantil. Mas para quem tem em casa uma criança que precisa fazer dieta, saiba que ela só funciona com o auxílio da família.
O número de crianças obesas nos países em desenvolvimento, principalmente no Brasil, triplicou nos últimos 20 anos. Este dado é apontado em uma pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Nutrição Clínica. Em seu relatório, os cientistas atribuem o aumento da obesidade infantil à prosperidade social, que faz com que as crianças comam mais e se exercitem menos.
Os Estados Unidos são, hoje, o país com o maior número de crianças obesas do mundo. No país, mais de 25% das crianças estão acima do peso. No Brasil, os pesquisadores relataram que, em 20 anos, a renda per capita triplicou, fazendo com que as crianças comam mais e fiquem em casa, praticando menos atividades físicas.
A médica Jane Corona, especializada em Nutrição, afirma que a prevenção ainda é o melhor remédio. “Muitos pais acabam relaxando no cardápio dos filhos, porque trabalham fora e deixam as crianças em casa sozinhas ou com a empregada. É mais fácil oferecer a elas o bife com batata frita do que pensar em algo diferente e nutritivo todos os dias. Outro erro é deixar a criança em frente da TV comendo biscoito a tarde toda”, alerta.

Todo mundo entra na dança
Toda dieta, mesmo sendo para crianças, deve ser feita com o apoio de um profissional adequado, um endocrinologista, um nutrólogo ou um nutricionista. Não basta cortar o açúcar e as massas e achar que vai dar certo. A médica alerta também que, para que a dieta da criança funcione, é preciso que toda a família colabore. “Não adianta privar a criança de refrigerantes e chocolates e a família continuar comendo na frente dela”, afirma a médica.
Um grande erro que os pais de crianças obesas cometem é dar alimentos dietéticos para as crianças, segundo Jane. O aspartame é uma substância que excita e feita somente para adultos.
Mas por que as crianças querem tanto os alimentos doces, como biscoitos, balas e chocolates? A criança é um ser em crescimento e precisa de energia, por isso, tem seu catabolismo maior. Desta forma ela fica ávida por açúcar porque o organismo busca fontes de carboidratos. Assim, sem ter consciência, ela procura as formas de energia que precisa.
Para se tratar a criança obesa é necessário fazer um exame de sangue completo para saber a dosagem de colesterol, de glicose, e se existe algum problema hormonal ou disfunção da tiróide.
Jane diz que é normal a criança rejeitar alimentos que não está acostumada a comer, por isso, os pais podem fazer combinações para disfarçar a comida. É possível, por exemplo, cozinhar a beterraba dentro do feijão porque a vitamina já fica no caldo.

Exercício é fundamental
Além da dieta, a prática de exercícios físicos é recomendada nesses casos. Alguns pais mascaram o problema e não estimulam seus filhos a se exercitarem. A criança deve fazer exercício físico para ajudar a queimar as gorduras excedentes. Além de ser ótimo para a saúde como um todo, para o processo de crescimento, o exercício, no caso das crianças obesas, é fundamental.
- A família não precisa ser radical e cortar tudo o que a criança gosta. Um lanche com hambúrguer um dia na semana, quando for ao cinema, pode ser. Mas tente trocar o refrigerante por um suco.
- Você pode servir arroz misturado com lentilha, com cenoura ou outro legume porque diminui a quantidade de arroz no prato. Purê e batata frita devem ser servidos em dias diferentes. Pizzas, no lanche da tarde e não no jantar.
- Prefira sopas e purês de legumes acompanhados de carne grelhada (vaca, frango ou peixe) no jantar. Nada de pão ou arroz, para complementar.
- Coloque frutas e sucos na merendeira. Varie sempre o cardápio para a criança não enjoar e acabar correndo para comer os salgadinhos gordurosos da cantina.
- Substitua os biscoitos recheados por biscoitos integrais.


Gente, é isso, espero que estes artigos sobre alimentação ajude com que todos possam refletir que devemos dar uma mãozinha para que o corpo funcione bem, pois, tudo que virá depois será consequencia !
E para vocês:




4 comentários:

Neli Rodrigues disse...

Aqui em casa o que preciso fazer é abolir a bolacha recheada ou restringi-la aos finais de semana e obrigar a molecada a comer mais legumes e verduras, mas tem mtos que eles já comem, não puxaram ao pai...
Bjs♥

Luciana Kotaka disse...

Oi Miriam, ótima matéria. Estou viando sua fã, vou vir ler sempre as novidades. Filhos começamos a cuidar de pequenos, pois isso influencia muito na vida adulta. Bjks e boa semana

ValériaC disse...

Muito legal voce ter feito este post...realmente não é por questões meramente de estética, mas é preciso mesmo cuidar de forma bem equilibrada da alimentação das crianças, pois quando não é a obesidade, são problemas sérios com colesterol e diabetes altos, pois comem porcarias demais e são sedentários demais.
É zelando desde a infância, que formamos bons hábitos alimentares, além de trazer saúde aos nossos filhos.
Querida, tenha uma ótima semana...beijinhos...
Valéria

Saúde em Prática disse...

Olá Myriam,

Ví que você deixou um comentário na matéria que eu postei no blog Livre da Obesidade. Fico feliz que tenha gostado da matéria.
Entretanto, aquele blog não é meu... Lá eu sou apenas colunista.

O meu blog é o Saúde em Prática, o mesmo que fiz a visita aqui anteriormente: www.saudeempratica.com

Beijos, Priscila Mari dos Santos

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada